00:00:00

Avião Regional

Chico viabiliza recursos para ampliação e construção de aeroportos em Roraima.


Boiaçu e Anauá beneficiadas

O governador Chico Rodrigues esteve nessa segunda-feira (14) em Brasília, onde manteve audiência com o ministro Moreira Franco, da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República.

Acompanhado do senador Romero Jucá (PMDB), Chico ouviu do ministro que os estudos técnicos para reforma e ampliação do aeroporto de Caracaraí serão entregues esta semana pelos projetistas responsáveis, faltando apenas o edital junto ao Banco do Brasil para que as obras sejam iniciadas.

“Estamos atendendo uma reivindicação do senador Jucá, que conversou conosco desde o ano passado sobre a importância estratégica deste aeroporto para toda região amazônica e para o desenvolvimento do estado. Os estudos estão prontos e logo poderemos anunciar o início das obras, onde está prevista toda a infraestrutura como nova iluminação e equipamentos”, disse Moreira Franco.

Durante a reunião, o governador Chico Rodrigues reivindicou a conclusão das obras do aeroporto de Santa Maria do Boiaçu, na divisa com o Amazonas e também a homologação da pista em São Luiz do Anauá.

“Temos de concluir definitivamente as obras e colocar em pleno funcionamento o aeródromo de Santa Maria do Boiaçu e homologar estas pistas, destravando assim uma questão que atrapalha o serviço que é prestado à nossa população”, disse o governador Chico Rodrigues.

Já estão garantidos recursos junto ao Banco do Brasil, para a construção de dois novos aeroportos em Roraima, de Bonfim e de Rorainópolis. O ministro Moreira Franco pré-agendou uma próxima reunião para tratar especificamente destes novos aeroportos com o governador Chico Rodrigues e os prefeitos dos municípios.

As áreas para construção dos aeroportos serão escolhidas e todo o processo de estudos técnicos serão iniciados. Com as pistas homologadas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), será possível aperfeiçoar a qualidade do serviço prestado à população, agregar novos aeroportos à rede de transporte aéreo regular, e aumentar o número de rotas operadas pelas empresas aéreas.

As obras fazem parte do “Programa de Investimentos em Logística: Aeroportos”, um conjunto de medidas para melhorar a qualidade dos serviços e da infraestrutura aeroportuária, lançado há dois anos pela presidente Dilma Rousseff.

RECURSOS - O objetivo é fortalecer e ampliar a aviação regional em áreas estratégicas na Amazônia.  Os investimentos previstos são da ordem de R$ 1,7 bilhão em 67 aeroportos na região Norte.

Entre os critérios para análise de relevância do aeródromo serão consideradas características como o volume de passageiros e de cargas, os voos regulares e os resultados operacionais. Serão considerados também aspectos socioeconômicos, o nível de acessibilidade na Amazônia Legal, o potencial turístico e de fomento da integração nacional.

Além de investimentos em aeroportos em cidades de pequeno e médio porte, serão contempladas medidas de incentivo à aviação regional com foco na viabilização de rotas de baixa e média densidades de tráfego.

Últimas Postagens