- 12 de novembro de 2024
Dirigir pequenas embarcações
Pela primeira vez os profissionais de Segurança Pública participam do curso Especial para Tripulação de Embarcações de Estado no Serviço Público que vai capacitá-los a conduzir pequenas embarcações. O curso é realizado numa parceria entre Secretaria de Segurança Pública (SESP) e Marinha do Brasil, por meio do 9º Distrito Naval da Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental (CFAOC) e acontece na Academia de Polícia Integrada Coronel Santiago (APICS).
Desde a última segunda feira, 30 pessoas participam do curso que disponibilizou vagas para a Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Federal, Exército, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Universidade Federal de Roraima (UFRR), Fundação do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh).
A realização do curso é resultado das discussões da Câmara Temática de Fronteira do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) que teve a participação do Departamento de Turismo da Secretaria de Planejamento do Estado (Seplan).
Segundo informações do Capitão-Tenente, do 9º Distrito Naval da Capitania Fluvial, Cleuton da Silva, o curso terá duração de uma semana, quando o profissional estará habilitado para trabalhar como condutor de embarcações de até oito metros de comprimento por cinco anos, sendo prorrogado por mais cinco anos. A habilitação só tem validade enquanto o habilitado estiver na função pública.
Durante o curso Especial para Tripulação de Embarcações de Estado no Serviço Público os alunos participam de aulas práticas e teóricas que prevê aulas de Marinharia, Primeiro Socorros, Sobrevivência do Náufrago, Regras de Manobras, Luzes e Sinais Sonoros, Noções Básicas de Navegação, Noções Básicas de Estabilidade, Combate a Incêndio, Prevenção de Poluição no Meio Aquaviário e operações com Motores Diesel.
As 14h30 desta terça-feira, 15, o secretário de Segurança Pública, coronel Amadeu Soares acompanhará o treinamento na Academia de Polícia Integrada.