00:00:00

Pacaraima

Governador entrega 16 viaturas policiais


O governador Chico Rodrigues vai participar na quinta-feira, 17, às 10h30, em Pacaraima, do encerramento do curso de Unidade Especializada de Fronteira - Nível Operador, que reúne 36 alunos da Polícia Militar, Polícia Civil, Bombeiros Militar, policiais Rodoviários Federais, Exército e 12 policiais da Guiana e da Venezuela. Na oportunidade o Sistema de Segurança Pública vai receber mais 16 viaturas policiais para atender a cinco municípios fronteiriços.

O curso é uma atividade prevista nas ações da Estratégia Nacional da Fronteira (ENAFRON) e teve início no dia 07 de abril, sendo o primeiro em Roraima voltado aos policiais que atuam em áreas de fronteiras. Estão previstas duas capacitações em Roraima, sendo a de Pacaraima e a segunda  no período de 18 a 27 de agosto em Bonfim.

O objetivo da capacitação é promover a articulação entre os órgãos de Segurança Pública, Defesa e Receita Federal, bem como, com os países vizinhos para atuação preventiva e repressiva de forma integrada. A ação é também uma resposta também ao trabalho da Câmara Temática de Fronteira do Gabinete de Gestão Integrada (GGI).

Ao longo do curso os alunos tiveram a oportunidade de serem capacitados para o reconhecimento e identificação de drogas, em procedimentos aplicados à Segurança Pública, técnicas de entrevista, procedimentos frente a ocorrências fronteiriças, noções de investigação criminal, identificação de artefato explosivos, georreferenciamento aplicado à segurança pública, direção policial, identificação de fraudes e busca veicular, atendimento pré-hospitalar tático, tiro policial e táticas de confronto armados, técnicas de imobilização e condução, natação utilitária, patrulha e abordagem policial, policiamento embarcado e princípios de sobrevivência.

Durante o encerramento do curso o governador Chico Rodrigues vai fortalecer ainda mais as fronteiras de Roraima entregando 16 viaturas ao Sistema de Segurança. Serão entregues nove caminhonetes do tipo Amarok, sendo oito para a Polícia Militar e uma para a Secretaria de Segurança Pública (SESP) e  sete Pajero sendo quatro para a Polícia Militar e três para a Polícia Civil.

As viaturas vão ser destinadas aos municípios de Caracaraí, Rorainópolis, Pacaraima, Bonfim e Normandia. A meta é fortalecer o Sistema de Segurança Pública, por meio da Polícia Militar e Civil, para um enfrentamento mais qualificado e eficaz da criminalidade.

AQUISIÇÃO RECENTE - No último dia 27 de março, o Governo de Roraima entregou 62 viaturas ao Sistema de Segurança Pública.

A Polícia Militar recebeu 24 motocicletas, sendo 19 de 250 cilindradas para atender os destacamentos policiais dos municípios de Bonfim, Normandia, Pacaraima, Rorainópolis e Caracaraí. Recebeu também cinco motocicletas de 660 cilindradas para atender ao Batalhão de Operações Especiais (BOPE).

Para a Polícia Civil foram entregues 17 viaturas Hilux para atender aos municípios de Boa Vista, Bonfim, Normandia, Pacaraima, Rorainópolis, Caracaraí, Mucajaí, Iracema, Cantá, São João da Baliza e Alto Alegre. Três dessas viaturas foram entregues aos Institutos de Identificação, de Criminalística e de Medicina Legal.

A Instituição foi contemplada também com mais 12 motocicletas de 250 cilindradas e duas motocicletas de 660 cilindradas.

A Secretaria de Segurança Pública adquiriu três automóveis e quatro motocicletas destinadas ao setor de inteligência do Sistema de Segurança. 

De acordo com informações prestadas pelo secretário de Segurança Pública, coronel Amadeu Soares, as viaturas foram adquiridas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública (SESP), com o Governo Federal por meio do programa Enafron da Secretaria Nacional de Segurança Pública.

RONDA DO BAIRRO - Soares destacou que está trabalhando no processo licitatório para implantar em Roraima, por orientação do governador Chico Rodrigues, o Programa Ronda no Bairro. Disse que ocorreu o georreferenciamento da Capital que foi dividida em cinco áreas, ficando Boa Vista subdividida em 60 setores de policiamento integrado. Cada setor terá um módulo de policiamento ostensivo, por meio da Polícia Militar que atuará de forma integrada com a Polícia Civil.

"Nossa meta é trabalhar de forma intensa no enfrentamento qualificado e eficaz da criminalidade com aplicação de Polícia Comunitária. O Programa Ronda no Bairro será implantado inicialmente na Capital, por fases e vamos expandir para todos os municípios", disse o secretário.

Últimas Postagens