- 12 de novembro de 2024
O Serviço Social do Comércio em Roraima (Sesc-RR), dispõe de um restaurante que oferece cerca de 900 refeições diariamente à preço acessível e qualidade nutricional. O restaurante possui os padrões e atende as exigências do Sesc nacional quanto a qualidade na refeição oferecida para os comerciários. Aberto de segunda à sexta, das 11h30 às13h30.
Desde 1988, o restaurante busca à promoção, proteção e recuperação do estado nutricional de comerciários, dependentes e população em geral. Os alimentos são manipulados com rigorosas normas de higiene.
Por dia, cerca de 900 pessoas se alimentam nos restaurantes do SESC, o que atesta a qualidade e o sabor das refeições oferecidas. O cardápio é elaborado por duas nutricionistas e segue de acordo com o pedido de compras de gêneros alimentícios, hortifrutigranjeiro, sazonalidade, privilegiando alimentos regionais e de alto valor nutritivo.
É um cardápio variado que inclui duas proteínas uma carne branca e uma carne vermelha, duas saladas cruas, uma salada cozida, guarnição, arroz branco, arroz integral, feijão, farofa, sobremesa (frutas) e refresco. A sobremesa e o refresco são gratuitos. O refresco é exemplo para evitar o consumo de refrigerantes'', relatou a nutricionista Cristina Sá Greco.
Para a diretora do Sesc, Cristiane Silva, a instituição investe continuadamente na educação nutricional, incentivando o consumo de alimentos mais saudáveis ''Com os restaurante estimulamos e proporcionamos o acesso à alimentação saudável e balanceada. Indiretamente promovemos também o conceito de reaproveitamento doando o óleo já utilizado para uma entidade filantrópica para produção de sabão''.
Além da qualidade, o Restaurante do Comerciário tem como atrativo o preço: Comerciário R$11,00 / Usuário R$25,00. Existem empresas cadastradas que efetuam o pagamento mensal por seus funcionários ao fim do mês, o comerciário pode almoçar apresentando apenas a carteirinha Sesc.
O presidente Airton Dias destacou a necessidade que muitos comerciários possuem no dia-a-dia quanto à alimentação. “Há muitos comerciários com salários baixos, e ainda têm que gastar grande parte do que ganha com alimentação na rua, porque as empresas não fornecem refeição ou ticket. Por isso o Sesc oferece esse apoio que cumpre com um de nossos conceito que é a qualidade de vida melhor e mais acessível ao comerciário”
Projeto Tribu's arrecada 2.300kg para o Mesa Brasil
O Projeto Tribu's arrecadou nos últimos dois meses 2.300kg de alimentos não perecíveis para o Mesa Brasil, rede nacional de bancos de alimentos contra a fome e o desperdício, idealizado pelo Sesc no Brasil há dez anos. A arrecadação contribuirá com 28 instituições cadastradas no programa.
Há cinco anos o Tribu's realiza parcerias com o Sesc e Mesa Brasil. Este ano o projeto contou ainda com a parceria da Associação dos Estudantes de Roraima (Assoer) e apoio da Secretaria de Estado da Educação e Desportos (SEED). A cada edição, há mobilização e estímulo de alunos de ensino médio das escolas estaduais em forma de gincana, oficinas, eventos culturais e atividades recreativas.
Os alunos fizeram arrecadações no período de dois meses e trocaram os donativos por ingressos. Desta forma foram arrecadados 2.300kg de alimentos, dentre eles: arroz, feijão, café, açúcar, macarrão e farinha.
Nos eventos realizados pelo Tribu's, o Sesc contribuiu com a disponibilização de locais para os eventos do projeto, compra de troféus, medalhas e o oferecimento de uma viagem para a Estância Ecológica do Sesc, na Serra do Tepequém, município de Amajari.
O presidente do Sesc, destacou que a ação não é tão comum como muitos pensam. “A ação dos estudantes é vista como uma ação social ou cultural, mas envolve a solidariedade e a sensibilização não só dos alunos, mas dos pais dos alunos também. De maneira direta e indireta, a ação se torna exemplo de cidadania”.
Mesa Brasil
O programa está presente em todo o País. Seu objetivo é contribuir para a promoção da cidadania e a melhoria da qualidade de vida de pessoas em situação de pobreza, em uma perspectiva de inclusão social. Em Roraima, o programa existe há dez anos.
Os doadores podem ser voluntários para a execução dos trabalhos e atividades ou indústrias de alimentos, centrais de distribuição, supermercados, armazéns, produtores, redes varejistas, associações de produtores rurais, postos de combustíveis, gráficas, empresas de embalagens, empresas de transporte, etc. Interessados em contribuir para o Mesa Brasil podem entrar em contato pelo telefone 3624-9857.