- 12 de novembro de 2024
Trajetória da espécie humana
O Serviço Social do Comércio em Roraima (Sesc-RR) fará nesta quarta-feira, 16 de abril, às 19h, o lançamento do livro "A Odisseia Humana - A Jornada Continua: Reflexões Antropo-Ecológicas", do professor Paulo Sarmento. O evento será realizado no Foyer do Espaço Amazonas Brasil, no Sesc Mecejana, dentro da programação da Semana do Livro.
De acordo com o autor, o livro constitui-se em uma narrativa sobre a trajetória da espécie humana sobre o Planeta Terra e como esta tem afetado profundamente as bases que produzem a vida, gestadas por bilhões de anos. Os fios que engendram a vida, que a Natureza levou bilhões de anos para tecer, estão sendo destruídos numa fração de tempo muito curta, uma armadilha que a espécie humana está montando contra ela própria.
"Trata de um tema de extrema importância, talvez dos mais relevantes contemporaneamente: a degradação ambiental do Planeta Terra. Sabemos que as ações humanas têm gerado uma série de problemas para o Planeta, inclusive ambiental, particularmente a partir da Revolução Industrial, que possibilitou a produção exacerbada de mercadorias dos mais diversos tipos", explica.
Paulo completa que esse fato gerou uma pressão imensa sobre os recursos naturais que o Planeta dispõe, manipulados e utilizados por pessoas e corporações que visam apenas o lucro e a acumulação constante de mais e mais capital, o que coloca em risco todas as formas de vida aqui existentes, inclusive a humana.
"É uma viagem pelo cenário do conhecimento humano, a odisseia dos humanos, a odisseia de todos nós. A viagem que tem a nossa cara, o nosso instinto, o nosso torpor, a nossa solidão, os nossos sonhos, as nossas derrotas, as nossas conquistas e a nossa esperança, a esperança da redenção da nossa espécie antes que ela desapareça", conta.
Para o presidente do Sesc-RR, Airton Dias, o lançamento de mais um livro no Sesc mostra o compromisso da entidade com a cultura local.
"O Sesc sempre foi um fomentador da produção cultural de Roraima em suas mais variadas vertentes. E a literatura também está inserida nesse contexto. É uma satisfação podermos fazer o lançamento desse livro tão rico em informações e que servirá de importante fonte de pesquisas para nossos estudantes", destacou.
Sobre o autor
Paulo Sousa Sarmento é baiano, natural de Jaguaquara, criado em Jequié e Salvador. Graduado em Ciências Sociais, com Habilitação em Antropologia, e Mestre em Sociologia pela Universidade Federal da Bahia. Fez estudos sobre Tanatologia, Sociedades Indígenas e há mais ou menos duas décadas vem analisando a questão ambiental em suas diversas tendências. É docente de Ensino Superior há 17 anos.
Foi professor da Universidade Federal de Roraima (UFRR), tendo sido também técnico da Secretaria de Educação do Estado de Roraima-SECD na qual contribuiu para a constituição do Instituto Superior de Segurança e Cidadania-ISSeC. Ainda atuou, por curto período, como docente da Universidade Estadual de Roraima-UERR. Atualmente leciona nas Faculdades Cathedral de Ensino e na Faculdade Estácio-Atual da Amazônia. Além da atividade docente, o autor foi relator de diversos trabalhos técnicos, particularmente sobre questões sociais.
Serviço
Lançamento do Livro "A Odisseia Humana - A Jornada Continua: Reflexões Antropo-Ecológicas"
Local: Foyer do Espaço Amazonas Brasil (Sesc Mecejana)
Horário: 19h
O livro está disponível para venda ao preço de R$ 50 na Livraria Saber e também na Farmavita, Megafarma e Drogaria Tocantins.
Aulas de Karatê
Inscrições abertas para crianças, jovens e adultos interessados em aprender karatê no Serviço Social do Comércio em Roraima (Sesc-RR). As aulas são ministradas pelo professor Dionnatan Costa, faixa preta 4º Dan Shotokan pelo Karatê Oficial, ligado à Confederação Brasileira de Karatê. As turmas são dividas pela idade: Baby (4 a 6 anos), Kids (7 a 12 anos) e Adulto (a partir de 13 anos).
O karatê é praticado como esporte para alguns e filosofia de vida para outros. Para os comerciários, familiares e comunidade em geral, pode ser mais uma opção de atividade física e esportiva através da socialização e interação. No Sesc, as aulas são trabalhadas de maneira tridimensional harmonizando a mente, o corpo e espírito.
Para os alunos, o karatê se apresenta como uma ferramenta ou como um meio canalizador dos sentimentos hostis para fins úteis, capaz de evidenciar o instinto devido e liberar mecanismos de defesa do Ego. Desta forma o aluno se livra dos impulsos agressivos e adquire virtudes como união, amizade, respeito e disciplina.
Para o professor Dionnatan, o karatê além de ser importante para auto-defesa, tem como objetivo o aperfeiçoamento do caráter. O treinamento é rigoroso e exige disciplina da mente e do corpo.
"Por isso o aluno desenvolve força, resistência, flexibilidade articular, agilidade, disciplina, concentração, Integridade, humildade, autocontrole e vários outros benefícios. Os alunos adoram. Alguns estão desde a infância. Sempre participam de campeonatos realizados na cidade. A intenção da maioria deles é participar do Campeonato Brasileiro que será no Pará", ressaltou Dionnatan.
Os interessados em aprender karatê devem estar com a carteirinha Sesc atualizada e se inscrever no SAC das unidades Sesc Centro e Mecejana.