00:00:00

Rio Cambaru

Começam as obras de construção de ponte sobre o rio Cambaru.


Ponte sobre o Cambaru

A construção da ponte sobre o rio Cambaru, no município de Uiramutã, já está em andamento. O canteiro de obras está armado e o material já está chegando em caminhões. São toras de madeira e as ferragens.

Chico Rodrigues falou que a ponte sobre o rio Cambaru vai sair e que ele espera que o inverno atrase um pouco para dar tempo de a empresa construir as bases de sustentação para a construção da ponte de madeira.

“A ponte do Cambaru é um sonho antigo dos moradores. A empresa contratada já está trazendo a madeira e, se antes do início do inverno, conseguir construir as sapatas, vai dar para trabalhar mesmo no período chuvoso”, disse.

Chico ressaltou que uma das dificuldades para o início da obra foi por parte da 

Fundação Nacional do índio (Funai). “A Funai não queria deixar fazer a ponte, porque aqui é área indígena. Então, isso atrasou um pouco, mas agora acreditamos que a ponte vai sair”, disse, perguntando quantos já tiveram que dormir lá na beira do rio matando carapanã pra esperar a água  baixar e seguir viagem.  

A empresa Amajari Construções é a encarregada da construção da ponte com terá a extensão de 100 metros. Segundo o encarregado da obra, Almair Duarte Lima, mais conhecido por Gino da Ponte, a previsão para o término da obra é de 90 dias. “Estamos trabalhando direto para antes do começo do inverno estarmos com os pilares prontos. Se o inverno colaborar com a gente e começar a chover  só daqui a  um mês, conseguiremos fazer todas as base. Depois pode chover que não vai atrapalhar o nosso trabalho”.

Ele explicou que foi instalado um motor elétrico no canteiro de obras para que possam trabalhar até às 23h. “Vamos rodar até às 11h da noite. Somos 12 trabalhadores e a previsão é de chagar mais. Vamos montar duas equipes. Quanto mais gente trabalhando, melhor, assim, o trabalho vai mais ligeiro”, garantiu.

Para Vicente da Silva Lima, índio Macuxi, morador do Uiramutã, a construção da ponte no Cambaru é a realização de um sonho de muitos anos dos moradores do município e, das comunidades indígenas adjacentes.

Segundo Vicente, que já foi vice-prefeito do município, “muitos gestores prometeram construir a ponte, mas ficou só na promessa. Esperamos há muitos anos. Agora, na gestão do governador Chico Rodrigues, passamos por lá ontem (12) e já vimos o acampamento montado e parte do material no pé da obra. Para nós, essa é uma obra muito valorosa, porque vai beneficiar muita gente e resolver um problema que se arrasta por longos anos”.

Ele revelou que no inverno chegam a passar dias esperando as águas baixarem para poderem passar. “No inverno, a gente passa de dois dias ali esperando a água baixar para podermos seguir viagem. Quando chove, ninguém entra e ninguém sai”, disse, acrescentando que com a ponte vai melhorar e muito a vida dos moradores. “O governador Chico vai entrar para a história construindo a ponte do Cambaru. Ele jamais será esquecido por todos”.

Para a médica Silvia Almeida, a ponte é fundamental para que as pessoas possam entrar e sair no Uiramutã a qualquer hora. “Aqui já tivemos caso de óbito de uma criança que estava muito mal e, com o rio cheio, tivemos que esperar 7 horas para ir para Boa Vista. Infelizmente, a criança não resistiu e morreu. Se tivesse ponte, com certeza, teríamos tido tempo de chegar com a criança até o Hospital Santo Antônio e ela teria sobrevivido”, lamentou.

Últimas Postagens