00:00:00

Vista ao Uiramutã

Governador garante melhorias



O governador Chico Rodrigues visitou, na tarde do sábado (12), os moradores do município do Uiramutã, distante 279 quilômetros da Capital Boa Vista.  Chico estava acompanhado do diretor-presidente da Companhia Energética de Roraima (CERR), Luiz Henrique. 

Ao desembarcar na sede do município, o governador foi recebido pelos vereadores Damião Araújo, Benízio Robertomais conhecido como Tatu e Irisnaide da Silva que o acompanharam a pé, pelas ruas da cidade até a Câmara Municipal, local onde o governador ouviu as demandas dos moradores e tuxauas de várias comunidades.

O governador Chico Rodrigues fez um balanço de sua visita ao Uiramutã “um município muito importante na vida e na história do Estado. Aqui tem várias comunidades indígenas. Cada uma com suas demandas. Seja a energia na comunidade, seja a melhoria das escolas, seja a estrada que dá acesso, ou uma ponte que está quebrada, enfim, são muitas necessidades que vamos trabalhar para atender tudo o que for possível”, disse.

Ele lembrou que a população do Uiramutã é formada quase que 100% por indígenas. “Temos que desenvolver, através de um esforço concentrado, ações para atendê-los para que possam viver em suas comunidades cada vez melhor”, disse que é papel do governo trabalhar para minimizar as carências. 

“É o mínimo que o Estado pode fazer para minimizar as carências que eles vivem por tanto tempo como uma rede de energia elétrica, um trator agrícola para preparar dois ou três hectares para plantar a maniva, a banana. Esse é o nosso papel. Fazer um trabalho para integrar Roraima e as comunidades indígenas e as demais comunidades. Fazer um governo para todos”. 

Energia 

Para o diretor-presidente da CERR, Luiz Henrique, a visita foi bastante positiva. “Vamos ter muito trabalho pra fazer, muitas coisas para serem observadas. As distâncias não são exageradas. Acho que temos condições de fazer um trabalho no sentido de interligar essas diversas comunidades, eliminar o número de motores soltos e termos uma usina mais forte no Uiramutã para atender a um maior número de pessoas. É isso que vamos tentar resolver”. 

Ele explicou que, como a cidade tem dois motores, quando um quebra ou tem que passar por manutenção, um único motor não suporta ficar ligado 24 horas. “A cidade ficou sem energia por algumas horas dias atrás, por conta de problemas em um dos motores que teve que passar por manutenção. Vamos trabalhar para colocar um terceiro motor, assim, quando um estiver em manutenção ficam dois. Vamos trabalhar para garantir energia e melhorar no que for preciso melhorar”. 

Saúde

A médica, clínica-geral Silvia Almeida, que mora há oito anos no Uiramutã, mostrou ao governador as dependências da Unidade Mista de Saúde.  Ela agradeceu a visita e explicou como está o funcionamento da Unidade. Disse que é uma Unidade Mista semiplena e que na funciona como um Hospital.

“Aqui, fazemos parto, atendimento de emergência e pequenos procedimentos cirúrgicos. Temos um gabinete odontológico, enfim, tudo o que acontece no município converge aqui para o Hospital”, disse, acrescentando que a Unidade está precisando com urgência de um aparelho de raio-X.  “Às vezes, pacientes são removidos para Boa Vista para fazer um raio-X”.  

Silvia pediu também ao governador Chico um aparelho de ultrassonografia.  Ela ressaltou que, durante a gravidez, é necessário que a gestante faça pelo menos três ultrassonografias.

Outra demanda na área da saúde é um laboratório. “Quando encaminhamos pacientes com doenças como dengue, malária ou outras doenças, eles vão sem um hemograma, sem um exame em mãos”, explicou.

Satisfeita com a visita do governador, a vereadora Irisnaide da Silva agradeceu a sua presença e destacou a importância de o município trabalhar em parceria com o Estado.  “O governador está mostrando que tem coragem para trabalhar. Para nós, que estamos distantes, com difícil acesso, é muito gratificante ter o governador aqui para ouvir nossas demandas e encontrar as soluções”, disse, acrescentando que “ele já está resolvendo algumas demandas como o motor de energia que já foi resolvido e a ponte do Cambaru que já está em andamento”.

O tuxaua da comunidade de Probodó, Abias dos Santos, estava satisfeito com a visita do governador e lembrou que já o conhece de outras ocasiões. “A gente conhece o Chico quando ele foi ao Maturuca, durante uma Assembleia. Ele até dançou o parixara. Esperamos que ele faça um bom trabalho para ajudar as comunidades indígenas. Na agricultura, saúde e educação”, disse.

Últimas Postagens