00:00:00

Encontro/Saúde

Secretários e técnicos discutem sobre obras na saúde.


Obras serão retomadas na Saúde

As obras da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) serão retomadas em caráter de urgência. O acordo firmado é dos secretários de Saúde e de Infraestrutura, Stênio Nascimento e Carlos Wagner Rocha, respectivamente. As deliberações foram tomadas no início da noite de quinta-feira (10) nas presenças de coordenadores e técnicos de ambas secretarias.

O secretário de Saúde sai da reunião satisfeito do resultado. “Estamos caminhando para melhorar ainda mais a saúde. A Seinf se comprometeu em chamar todas as construtoras para que deem seguimento as obras, caso contrário serão cancelados os contratos e aberta nova licitação para contratação de nova empresa”, afirmou Nascimento.

Das obras em andamento, as prioritárias serão a do Centro de Parto Normal (CPN) prestes a ser concluída e a Casa da Gestante, ambas, fazem parte da Rede Cegonha, programa federal. Ambas são do Hospital Materno-Infantil Nossa Senhora de Nazareth, a maternidade.
Conforme Elizabeth Monteiro, do setor de Engenharia da Sesau, nessa sexta-feira (11) iniciam o processo de interligação da rede elétrica do CPN. Encerrando essa etapa na parte reformada, o Centro estará pronto para inauguração. “Acredito que daqui a 10 dias a rede elétrica estará pronta para funcionar. Já a Casa da Gestantes, dentro de 15 dias as obras poderão ser reiniciadas”, informou.

Outra prioridade será dentro da rede de Urgência e Emergência (RUE), trata-se da porta de entrada do Hospital Geral de Roraima, hoje, funciona o Pronto Socorro Francisco Elesbão. O projeto arquitetônico já está em poder da Caixa Econômica para aprovação. Tão logo seja aprovado, as obras começam.

Quanto ao Laboratório de Patologia, o projeto caminha para licitação. Enquanto a reforma do Centro de Atenção Psicossocial, no Jardim Floresta, as atividades recomeçam depois da contratação de nova empresa, por meio de pregão eletrônico.

A meta é aos poucos resolver as questões de obras. As demais obras em andamento serão executadas simultaneamente. “As cinco escolhidas como urgentes são prazos que precisamos seguir, além de dar resposta à população que anseia por mais esse compromisso do nosso Governo”, explicou Nascimento.

CENTRO DE PARTO NORMAL

O Centro de Parto Normal (CPN) fica em uma ala anexo à maternidade. A parte que com mais de 97% pronta, possui cinco quartos PPP (pré-parto, parto e puérperio) que visa auxiliar na redução da mortalidade materna, oferecer maior conforto, segurança e tranquilidade no nascimento. O valor investido nas adequações gira em torno de R$ 400 mil, com participação do governo federal e estadual.

Cada quarto irá atender de forma individualizada à gestante e o acompanhante escolhido pela paciente. Os usuários terão a privacidade durante todo o processo que norteia o trabalho de parto, e nem precisarão sair do quarto ao sentir as contrações e tão pouco ir para outra sala para ter o bebê. “No mesmo quarto que a paciente senti as contrações, dilatações, a mulher fará o parto.

CASA DA GESTANTE

A Casa cuidará de gestante, mães de recém-nascidos que precisam de atenção diária em serviços de alta complexidade, mas não precisam de internação; gestantes que chegam do interior em trabalho de parto; mães cujos bebês estão na UTI Neonatal ou que precisam ganhar peso; e também mães que ainda não estão seguras quanto aos cuidados com o bebê. 
O ambiente terá cinco quartos com quatro leitos para atender a 20 pacientes. Haverá cozinha, copa, recepção, varanda, área de serviço e uma sala de multiuso para reuniões e capacitações.

Últimas Postagens