00:00:00

Secretário de Saúde

Stênio visita a Maternidade


Cumprindo a agenda de visitas às unidades de saúde do Estado, o secretário estadual de Saúde, Stênio Nascimento, esteve na manhã desta quinta-feira, 10, no Hospital Materno-Infantil Nossa Senhora de Nazareth (HMINSN). Ele percorreu setores como Centro Cirúrgico, Alas, Farmácia, enfermarias, lavanderia e às obras da Casa da Gestante e o Centro de Parto Normal (CPN), que está quase pronto.

A boa notícia é a retomada das obras que estão em andamento no HMI. O secretário saiu da unidade com a proposta de reunir com a Secretaria de Infraestrutura, na tentativa de dar seguimento na finalização das obras. “Quero dizer que vamos trabalhar para que com a maior brevidade possível, as obras sejam concluídas”, afirmou. No final da tarde de hoje, o encontro estava em andamento.

Segundo Nascimento, durante conversas com profissionais de saúde e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), tanto do Hospital Geral de Roraima (HGR) quanto na Maternidade, que são as duas principais portas de urgência e emergência de Roraima, ficou demonstrada a prioridade em resolver a questão do abastecimento de medicamentos e credenciar os leitos de retaguarda.

Na oportunidade, o secretário parabenizou o trabalho de todas as equipes multiprofissionais das duas unidades hospitalares tanto pelo empenho quanto pela qualidade no serviço ofertado. “Temos pressa em melhorar a saúde ofertada e contamos com todos para conseguir alcançar. Não será a estrela do Stênio que vai brilhar, mas sim toda a constelação da saúde, formada por vocês, servidores”, disse.

O Centro de Parto Normal, com cinco quartos PPP (pré-parto, parto e puérperio), que está para ser concluído, visa auxiliar na redução da mortalidade materna, oferecer maior conforto, segurança e tranquilidade no nascimento. O valor investido nas adequações gira em torno de R$ 400 mil, com participação do governo federal e estadual.

Cada quarto irá atender de forma individualizada à gestante e o acompanhante escolhido pela paciente. Os usuários terão a privacidade durante todo o processo que norteia o trabalho de parto, e nem precisarão sair do quarto ao sentir as contrações e tão pouco ir para outra sala para ter o bebê. “No mesmo quarto que a paciente sentir as contrações, dilatações, a mulher fará o parto”.

As adequações na ala garantiram também um jardim ao ar livre e arborizado para as futuras mamães caminharem reservadamente e tranquilas – ato que ajuda no trabalho de parto – pois, ao caminhar, a mulher produz ocitocina, hormônio que ajuda na 'expulsão' mais rápida do bebê, o que evita aplicação de injeção que induz o parto.

PREFEITOS

Outro encontro de Nascimento ocorreu no final da tarde de ontem (09), com os gestores municipais de saúde durante o encerramento do primeiro Congresso de Secretarias. 

Em sua fala, na mesa de honra, o gestor se colocou a disposição, no intuito de dialogar com cada secretário de município. “Estou de portas abertas para receber cada um de vocês”, frisou. Ele aproveitou para falar sobre a parceria para fortalecer o sistema. “Com o nosso empenho, vamos fortalecer o SUS, para que seja mais justo para quem precisa”, concluiu.

Últimas Postagens