00:00:00

Residência Médica

Resultado final de especialização deve ser publicado nesta terça-feira.



Especialização concluída

Os candidatos que participaram do processo seletivo para o curso de especialização em Nutrição Enteral e Paraenteral, poderão ver se foram contemplados com umas das 32 vagas, nesta terça-feira, 15. O resultado deve ser publicado no Diário Oficial do Estado, bem como disponibilizado nos endereços eletrônicos: www.saude.rr.gov.br e www.sema.edu.br.

Ofertado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), em parceria com a Faculdade Machado de Assis de Curitiba (Fama), a especialização oferece 32 vagas para profissionais da saúde. O curso é destinado aos servidores que possuem cursos de nível superior nas áreas de nutrição, medicina, enfermagem, farmácia, bioquímica e biomedicina.

De acordo com o Departamento de Gestão da Educação na Saúde (DGES), o período para a realização das matrículas será de 22 a 24 de abril. O técnico do setor, Mozart Andrade, disse que elas serão recebidas no Palácio da Cultura Nenê Macaggi, de 8h ao meio dia. “O candidato que estiver na lista do resultado final, deverá está munido com os documentos de identificação pessoal e os demais solicitados no edital, para a efetivação da matrícula”, lembrou Andrade, reiterando que muitos concorrentes já entregaram a documentação no ato da inscrição do processo seletivo, porém outros estão ainda estão pendentes.

Andrade lembra que o curso é gratuito, contudo no ato da matrícula o participante deverá assinar um Termo de Compromisso de Permanência até a conclusão do curso onde se compromete ao pagamento de R$ 7.812,50 a título de ressarcimento ao Governo do Estado de Roraima, nos casos de desistência injustificada ou reprovação.

A pós-graduação terá a duração de até 18 meses, com carga horária total de 450h/aula, organizadas em 14 módulos presenciais. Conforme o cronograma a ser estabelecido pela coordenação pedagógica do curso, a previsão é que o intervalo entre os módulos seja de três semanas. O primeiro módulo está previsto para iniciar dia 14 de maio deste ano, com o tema “Avaliação Nutricional Geral”.

Conforme o edital, um dos critérios ao candidato era de estar lotado em alguma das unidades de saúde do estado ou município, além de se comprometerem após a conclusão do curso, em contribuírem com seus serviços em Roraima por pelo menos 36 meses. Andrade reforça que a especialização estimulará o trabalho em equipe, tendo como referência a humanização, a bioética e os conceitos presentes no SUS.

ALIMENTAÇÃO ENTERAL E PARAENTERAL

A nutrição enteral é aquela que não utiliza a via oral normal para a ingestão dos alimentos. Esta se faz por meio de sondas introduzidas diretamente no estômago ou no intestino do paciente. E a nutrição parenteral é a alimentação que fornece todos os nutrientes necessários ao paciente por via venosa. 
Ela deve ser utilizada quando o trato gastrointestinal não está apto a receber alimentos, ou seja, no agravamento do quadro do paciente que recebe nutrição enteral ou em casos de obstruções severas do tubo gastrointestinal, pancreatites, fístulas, traumatismos, intervenções cirúrgicas,pós-operatórios, doenças inflamatórias, síndromes, disabsortivos graves e estensas, entre outros.

Últimas Postagens