00:00:00

Hospital Escola

Técnicos de ministérios visitam HGR para avaliação.


HGR deverá ser certificado

O Hospital Geral de Roraima (HGR) poderá ser certificado pelo Ministério da Saúde (MS) como o primeiro Hospital Escola de Roraima. O processo de avaliação iniciou em 2013 e a unidade já foi aprovada na primeira fase. Para essa etapa, está em Roraima uma comitiva interministerial, composta por representantes dos Ministérios da Saúde e da Educação, que concluirão o processo avaliativo durante visita na unidade.

A comitiva chegou nessa quarta-feira (9). A programação inicia nesta quinta-feira (10), com uma reunião técnica, no auditório do HGR, às 8h, em seguida será feita a visita às dependências hospitalares, até o 12h, os trabalhos serão retomados às 14h com continuidade da visita hospitalar, se necessário, e verificação da documentação estrutural da unidade.

Na sexta-feira (11), serão realizadas reuniões com os gestores e preceptores dos cursos de residência médica, com os alunos de residência médica de todos os cursos. O encontro encerrará com uma reunião de acompanhamento entre a comitiva e gestores municipal e estadual e representantes da UFRR. Os trabalhos iniciam às 8h e seguem até às 18h, com intervalo de almoço.

Segundo o diretor-geral do HGR, Douglas Henrique Teixeira, a certificação poderá ocorrer através da portaria interministerial 2.400/2007. “A certificação é assegurada por meio da portaria interministerial, depois de identificado e avaliado os hospitais que possuem a aptidão do ensino. Ou seja, uma vez que o Ministério avalia a gestão e entende que a unidade desempenha o papel importante de ensino, e respeitadas as normas da portaria, é concedida a certificação. No caso de Roraima, como temos estudantes de vários cursos superiores e de especialização médica, o MS identificou no HGR potencial para ser credenciado como hospital de ensino”, esclareceu.

O processo de avaliação iniciou em 2013, com o registro oficial do HGR, logo em seguida foi preenchido o formulário de abertura do processo, e solicitado do MS o credenciamento e a avaliação da documentação exigida. “Entregamos todos os documentos requisitados, e a avaliação inicial foi positiva. Agora estamos recebendo a comissão interministerial que vai checar in loco a documentação, para decidir se a unidade possui todos requisitos necessários”, complementou.

Se for concedida a certificação, o HGR será a primeira unidade pública credenciada como unidade de ensino. Se alcançar a certificação, o estado poderá receber recursos específicos, o que poderá resultar na implementação de novas ações de ensino em saúde, além disso será possível implantar outros programas na área de ensino. “Se não formos aprovados na avaliação final, continuaremos com as ações, de forma que as necessidades possam ser cumpridas e esse sonho realizado”, concluiu Teixeira.

AMPLIAÇÃO

O HGR passará por processo modernização e ampliação, com obras que deverão durar dois anos depois de iniciadas, e que vão aumentar em 50% a capacidade de internação nos blocos, e triplicar o atendimento intensivo. O investimento que deve melhorar a assistência de saúde, conta com a parceria do BNDES, por meio da linha de financiamento Pró-Investe. 

Serão investidos mais de R$ 40 milhões para construção de mais 120 leitos de internação, 40 leitos de UTI e dez centros cirúrgicos, que serão construídos verticalmente na unidade.

Últimas Postagens