00:00:00

Rh Negativo

Hemocentro está com estoque de sangue baixo e convoca doadores.


Hemocrento sem Rh negativo

Com o aumento da quantidade de cirurgias que são realizadas diariamente nos hospitais públicos do estado, em especial o Hospital Geral de Roraima (HGR), o estoque de sangue do Hemocentro de Roraima (Hemoraima) está comprometido. O setor de captação da unidade está convocando com urgência para reposição do estoque, doadores de sangue de Rh negativo. O estoque dos fatores positivos está normalizado.

Conforme a diretora de captação, Terezinha de Jesus Khan, existem 210 bolsas na unidade que aguardam o resultado da sorologia, ou seja, o aval que certifica que o sangue está adequado para doação. Terezinha explica que diariamente o Hemocentro recebe doadores, no entanto nos últimos dias as doações têm sido feitas de forma nominal. A doação nominal é aquela em que uma pessoa realiza a doação em nome de um paciente específico, que normalmente tem uma cirurgia agendada. 

O setor de captação está convocando por telefone os doadores de sangue de Rh negativo, conforme o período de doação. Dos fatores de Rh negativo, o tipo “O” é o mais necessário no momento. “A vantagem dele é que ele é doador universal, ou seja, pode doar para qualquer outro tipo sanguíneo, em contrapartida ele só recebe dele mesmo”, ressalta Terezinha frisando o motivo da convocação de doadores principalmente do “O” negativo.

A coleta funciona todos os dias. De segunda a sexta-feira, de 7h30 às 12h, e das 13h30 às 18h, mas a unidade fica aberta no intervalo de meio dia para fazer a entrega de exames de sorologias (após 30 dias da doação) e de declarações. Nos finais de semana, sábado e domingo a unidade abre no horário de 7h às 13 horas. O Hemoraima fica na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, depois do HGR.

            Para os doadores regulares, é preciso observar os intervalos das doações. A diretora explicou que no caso do homem, o período mínimo é de 61 dias, e da mulher, 91 dias.

REQUISITOS

Para atender o estado sem sufoco, o ideal seria a unidade ter, pelo menos, 80 bolsas por dia de cada tipo sanguíneo. Doar sangue é seguro, por isso qualquer pessoa em boas condições de saúde, apresentando documento oficial com foto, entre 16 até 17 incompletos (acompanhados dos pais ou responsáveis legais) e para quem já é doador, até 69 anos.

A pessoa precisa ter mais de 50 kg e não deve estar em jejum, mas é preciso evitar a ingestão de alimentos gordurosos até 2h antes da doação. Pessoas com febre, gripe ou resfriado não podem doar temporariamente, assim como grávidas e mulheres no pós-parto.

Nas duas horas que antecedem ao procedimento, o candidato à doação preenche um cadastro, e em seguida é avaliado clinicamente. Se não houver nenhum obstáculo clínico, a coleta é realizada logo em seguida. Outras informações no (95) 2121-0883.

Últimas Postagens