00:00:00

Semana Santa

Paixão de Cristo: jovens intensificam ensaios para encenação.


Ensaios para a Paixão de Cristo 

Na zona oeste da capital, mais de 100 jovens da área missionária São Raimundo Nonato da Diocese de Roraima estão na reta final dos ensaios para a V apresentação da Paixão de Cristo. A encenação acontecerá na Sexta-Feira Santa (18/04), às 18h, na Praça Germano Augusto Sampaio, bairro Pintolândia.

Os ensaios acontecem todas as sextas-feiras, sábados e domingos na comunidade Sant'Ana, localizada na Avenida Raimundo Rodrigues Coelho, 600, Sílvio Botelho. Nos dias que antecedem a apresentação, os ensaios ocorrerão na própria praça. Os constantes treinamentos são necessários para definir as marcações de cena.

Dos 150 membros envolvidos de comunidades, mais de 100 são atores e figurantes jovens. Este ano o espetáculo traz algumas novidades. Os organizadores ampliaram o número de cenas, aumentaram cenários e figurinos “que são confeccionados baseados em pesquisas realizadas pela equipe, em documentos históricos, filmes e consulta a religiosos especialistas na temática, para que tudo saia bem real, adiantou o coordenador de comunicação do evento”, Evangelista Siqueira.

Segundo Siqueira, a experiência começou na comunidade Sant’Ana, há cinco anos, quando os jovens da área missionária resolveram promover a primeira encenação em frente à própria comunidade. Com o êxito e o desejo de outros jovens de participar, o evento passou a fazer parte do calendário de atividades das comunidades e o grupo foi aumentando a cada ano.

Com base no que a bíblia descreve e orientação de religiosos da Diocese, a encenação retrata os últimos acontecimentos da vida de Jesus, desde sua paixão, morte até ressurreição. Os cenários, figurinos, iluminação, momento de oração e apresentação de bandas católicas completam a dinâmica do evento.

Siqueira recorda que o elenco está a três meses ensaiando, no intuito de emocionar o público. “Ao longo desse tempo, os jovens participam de momentos de formação e retiros espirituais para compreenderem melhor o mistério pascal de Cristo, além de reconhecer o personagem que irão interpretar”, pontuou.

A jovem Francimeire Almeida, que interpretará Maria a mãe de Jesus, diz orgulhosa da oportunidade de ser a grande mulher, exemplo de fé e doação. “Ela era uma pessoa aparentemente frágil, mas com uma força extraordinária. Portanto, interpretá-la é uma grande honra e também um desafio, uma vez que se trata do maior exemplo de amor e fidelidade materna que já existiu”, disse emocionada.

O colega de cena, Thony Pablo, será Jesus pela quarta vez consecutiva na encenação. “É sempre um enorme prazer encenar este papel. Creio que seja uma maneira de evangelizar, de contar de forma simples um pouco desta linda história de amor de nosso Senhor Jesus Cristo para com todos nós”, afirmou. 

Últimas Postagens