00:00:00

Jornalismo/Estudantil

Alunos da Escola Monteiro Lobato produzem jornal em projeto de incentivo à leitura.


Estudantes criam "O Visconde" 
 
Para incentivar o hábito da leitura e escrita, a Escola Estadual Monteiro Lobato desenvolve o projeto Jornal Escolar, com os alunos do 4° ano do Ensino Fundamental. Por meio da ação, os estudantes produzem o jornal “O Visconde”.

A atividade é coordenada pela professora Luciana Sousa Gomes, que também é jornalista. Segundo ela informou, a intenção do projeto é estimular a leitura de uma forma diferente.
“O objetivo é despertar nos estudantes o gosto pela leitura e escrita. Eles participam bastante, são bem interessados”, destacou a coordenadora do projeto, enfatizando que a produção do jornal é mensal e está na segunda edição.

O jornal é produzido da seguinte forma: os estudantes fazem uma pesquisa na escola para saber os eventos que irão ocorrer, os trabalhos e ações que estão em execução ou que irão acontecer na escola.

A partir daí, são selecionadas as pautas, ou seja, será decidido o que vai virar notícia no jornal “O Visconde”. Depois, os estudantes, divididos em grupos formados por quatro alunos, vão entrevistar os responsáveis pelas ações.
A entrevista é gravada e também são os alunos que fazem as fotos para registrar a atividade. Depois de coletas as informações e as fotos, o material é repassado para a professora, que faz a edição do material.


O jornal tem espaço para as notícias sobre as ações da escola, destaques da instituição, aniversariantes do mês e também um espaço para interação com o público. Depois de concluído, o jornal fica exposto no “Cantinho da leitura” na sala de aula.
Segundo Luciana, o jornal também é uma forma de divulgar as atividades da escola entre a comunidade escolar, como alunos, professores, funcionários e os pais.
Ainda de acordo com ela, a intenção é continuar com o projeto ao longo do ano e para reforçar a atividade, ela também realiza oficinas sobre textos diversos com os alunos.

A Escola Estadual Monteiro Lobato está localizada na Rua Cecília Brasil, n° 1.506, Centro e atende hoje 1.431 alunos do Ensino Fundamental (6° ao 8°) e Educação de Jovens e Adultos.

Últimas Postagens