- 12 de novembro de 2024
BV no circuito da Videodança
Capitais da região Norte receberão III Mostra Internacional; em Boa Vista, as exibições serão realizadas nos dias 8 e 15 de abril.
A MIVA busca fomentar estudos e práticas de videodança, dando espaço para artistas e produtores mostrarem seus talentos na área de expressão corporal. Em sua terceira edição o evento, que ocorreu na cidade de Manaus (em dezembro de 2013), contou com uma semana de atividades formativas e mostras de videodanças selecionados - O projeto recebeu 98 inscrições, de 50 cidades brasileiras e de mais 15 países diferentes, incluindo Estado Unidos, França, Venezuela, Argentina, México e Bélgica. Agora os vídeos selecionados irão percorrer uma mostra itinerante durante o Festival Grito Rock nas seguintes capitais do Norte: Belém (PA), Macapá (AP), Boa Vista (RR) e Porto Velho (RO).
O projeto
A Mostra Internacional de Videodança na Amazônia - MIVA, surgiu através de um grupo, formado por nove integrantes manauaras, denominado Difusão Digital, que em 2008, mediante a troca de conhecimento e da formação livre promoveram estudo, experimentação e produção de videodança.
De acordo com Michelle Andrews, uma das integrantes do Difusão, o contato com a videodança surgiu em conversas no Coletivo, através de colaboradores e da leitura do Curso de Dança da Universidade do Estado do Amazonas e da monografia de Édyna Santos, o que fomentou a criação do grupo de estudo. “A partir desse primeiro contato e através de conversas infinitas, percebemos a falta de referências voltadas a esta área. Assim, veio a vontade de contribuir para a produção de produtos e artigos que ajudassem o desenvolvimento desse campo”, afirma.
A III Mostra Internacional de Videodança na Amazônia – MIVA, é patrocinado pelo Banco da Amazônia, com realização do Coletivo Difusão e Casa Fora do Eixo Amazônia.
Roraima
Em Boa Vista as exibições serão realizadas nos dias 8 e 15 de abril, antes das exibições semanais do Cineclube Fora do Eixo. Serão 25 minutos de mostras nos dois dias. O Cineclube está atualmente localizado no Centro Multicultural da Orla Taumanã, ao lado do restaurante Yacaxi. A entrada é gratuita.