- 12 de novembro de 2024
O governador Chico Rodrigues empossou na tarde desta segunda-feira, 07, o novo secretário de Segurança Pública, coronel Amadeu da Silva Soares Júnior, que tem como missão a implantação do Programa Ronda no Bairro não somente na Capital, mas, também em todos os municípios de Roraima. O Programa Ronda no Bairro é uma determinação do governador para reduzir a criminalidade em Roraima. Foi empossado também o secretário adjunto da SESP, delegado Eduardo Wayner Santos Brasileiro.
O novo secretário de Segurança Pública é roraimense, mas desde o ano de 1992 atua como policial militar do Amazonas, onde ingressou por meio de concurso público. Ele passou pelo Curso de Formação de Oficial pela Academia de Brigada Militar do Rio Grande do Sul para o posto de coronel e tem pós-graduação em gestão pública pela Universidade Estadual do Amazonas. Como Policial Militar chefiou a Companhia Interativa Comunitária do Amazonas (Cicom), foi comandante do 2º Batalhão PM de Choque (Rocan), subcomandante do Comando Especializado da PM do Amazonas e subsecretário executivo do Programa Ronda no Bairro.
O secretário adjunto da SESP, Eduardo Wayner, ingressou na Polícia Civil no ano de 2004 como delegado de Polícia. Foi delegado plantonista, adjunto do 2º Distrito Policial, diretor do Departamento de Polícia Judiciária da Capital (DPJC) nos anos de 2006 e 2008, diretor da Academia de Polícia Integrada Coronel Santiago, delegado geral do ano de 2009 a 2011 e, em 2012 assumiu o cargo de secretário adjunto da Segurança Pública, sendo mantido no cargo na gestão do governador Chico Rodrigues.
Durante a solenidade em que empossou sua equipe de trabalho, o governador Chico Rodrigues assinou decreto que implanta no município de Boa Vista e em todos os municípios de Roraima o Programa Ronda no Bairro, que consiste numa ação integrada visando a redução nos índices de criminalidade.
O programa, segundo o novo secretário de Segurança, está em fase de planejamento, mas vai começar pela Capital e será expandido para todos os municípios.
"Consiste numa mudança fundamental no trabalho da Polícia de intensificar a prevenção por parte da Polícia Militar e intensificar a repressão qualificada por parte da Polícia Civil, de forma integrada e seguindo a filosofia e estratégia de Polícia Comunitária", destacou.
Segundo ele, serão realizadas ações integradas operacionais, de inteligência, na rotina de trabalho, nos meios e, em tudo que puder convergir para melhorar o serviço de Segurança Pública no Estado.
"É um programa de Segurança Pública muito amplo que consiste em uma série de fatores que o governador Chico Rodrigues está determinado a fazer para assim termos um divisor de águas, um antes e depois da Segurança Pública em Roraima", assegurou.