00:00:00

Rebanho protegido

Governador lança oficialmente a campanha contra Febre Aftosa.


Aftosa sob controle

O lançamento oficial da Campanha de Combate à Febre Aftosa deste ano ocorreu, na manhã deste domingo (6), na Fazenda Pedra Preta, na vicinal 18, no município de São Luiz do Anauá.  A propriedade é do pecuarista Edson Bilô.  O evento contou com a presença do governador Chico Rodrigues, do senador Romero Jucá, de deputados e secretários estaduais, de prefeitos, vereadores e produtores rurais.

A vacinação já está sendo realizada desde o dia 1º deste mês e se encerra no dia 30. Os produtores têm até o dia 15 de maio para notificarem os escritórios da Agência de Defesa Agropecuária de Roraima (ADERR).

O governador Chico Rodrigues reafirmou a importância de os pecuaristas vacinarem os seus rebanhos. “A vacinação é importantíssima para que possamos nos ver livres definitivamente da febre aftosa”.

Chico explicou que, no próximo mês de julho, o Ministério de Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) vai fazer auditória para analisar todos os itens que foram recomendados para que o Governo do Estado. “Estamos providenciando à risca, os técnicos da Aderr estão trabalhando com muito afinco e nós pedimos a todos os produtores rurais, aos produtores da agricultura familiar, aos médios e grandes produtores para que vacinem seus rebanhos até o dia 30 deste mês”.

O governador ressaltou seu compromisso com o setor produtivo. Para ele, é fundamental essa atenção voltada ao produtor. “Temos que trabalhar de maneira determinada para que esse setor, que é tão importante para o desenvolvimento de Roraima, possa continuar crescendo”, disse, acrescentando que na sua gestão o setor produtivo será prioridade.    

Presente ao evento, o senador Romero Jucá disse que a campanha de vacinação contra a aftosa é de suma importância. “Esta é uma ação muito importante, porque Roraima é um estado que tem um futuro promissor, tanto na agricultura como na pecuária, portanto, precisa ficar livre da febre aftosa”.

Segundo ele, é um trabalho em conjunto com o governador Chico Rodrigues. “E mais uma equipe do Ministério da Agricultura está acompanhando para que o Estado possa ficar livre da febre aftosa ainda este ano”. Jucá acrescentou ainda que “esta é uma meta para que o Estado possa exportar o nosso gado, exportar a nossa carne, enfim, gerar emprego e gerar atividade econômica”. Ele fez um apelo aos produtores para que participem e se engajem na campanha. 

A presidente da ADERR, Rosirayna Remor, explicou que a vacinação já está ocorrendo. “Hoje é o lançamento oficial, mas a imunização já está sendo feita desde o dia 1º deste mês”.

Ela lembrou que o Estado vive um novo momento com relação aos desafios que o Estado tem frete ao programa de erradicação da febre aftosa. “Estamos comprometidos em realizar o Plano que foi elaborado para atender às exigências do Ministério”, disse, acrescentando que os técnicos da ADERR estão empenhados na execução do plano de trabalho determinado pelo Mapa. “Estamos acompanhando passo a passo e evoluindo no cumprimento das metas propostas para sairmos do status de alto risco para médio risco”. 

O último registro de aftosa no Estado foi em 2001. Mas, segundo Rosirayna, “ temos um país vizinho, a Venezuela, que tem registro de aftosa  Somos porta de entrada. Com essa campanha, estamos protegendo o rebanho nacional”. 

De volta à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), o secretário Álvaro Calegari, que em outros anos já esteve à frente da Seapa, destacou a importância da vacinação. “Faz parte da limpeza do nosso rebanho, para que a gente possa fazer exportação dos animais. A questão sanitária é fundamental. É uma condição que o mundo exige”.

Calegari disse ainda acreditar que os produtores já têm um nível de conscientização sobre a febre aftosa. “Não adianta querer enganar ou fazer sub-vacinação. Vamos vacinar todo o rebanho dentro do prazo e, em breve, não vamos mais precisar vacinar”.

Sobre seu retorno à Seapa, ele disse que está voltando, porque acredita no trabalho do governador Chico. “É uma pessoa que tem história no Estado. Tem uma ligação umbilical com o setor agropecuário, é da área. Desde que estou em Roraima, ele é o primeiro governador que tem formação em Agronomia, e isso é importantíssimo”.

Cooperação técnica- Durante o lançamento da campanha da febre aftosa, o governador Chico assinou termo de cooperação técnica com as faculdades Estácio Atual e Fares. Os alunos dessas instituições poderão estagiar na Agência de Defesa.

“Na Fares, por exemplo, os alunos do curso de Agronomia poderão trabalhar na questão da mosca da carambola, do ácaro Hindu e na fiscalização de trânsito de produtos de origem vegetal. A parte administrativa, de informática, de contabilidade e de direito será feita com estudantes da Estácio Atual”, disse Rosirayna.

O proprietário da Fazenda Pedra Preta, Edson Bilô, disse que estava satisfeito em receber em sua fazenda um evento tão importante para o setor produtivo. “É fundamental que todos os produtores vacinem seus rebanhos, porque não adianta eu vacinar o meu gado, e o meu vizinho não. Todos os anos eu vacino conforme o que manda a lei. Porque, se a gente não vacinar, vamos ter problemas para comercializar. Não só aqui no nosso estado, como também para o estado do Amazonas”. 

No cadastro da ADERR, o Estado conta com 770 mil cabeças de gado. O produtor que deixar de vacinar seu rebanho será multado em R$ 65 por cabeça de animal não vacinado, fora a multa da propriedade, além disso, ele fica impossibilitado de emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA).

Entrega de computadores – Durante o evento, a ADERR fez entrega de computadores para todos os técnicos dos Escritórios do interior.

Jucá acompanha abertura 

Neste domingo (6) foi aberta a campanha de vacinação contra a febre Aftosa, na fazenda Pedra Preta, localizada na vicinal 18, no município de São Luís do Anauá, sul de Roraima. O vice-presidente do Senado Romero Jucá (PMDB) participou do evento e destacou que a meta de trabalho é posicionar  Roraima no status  livre de febre aftosa.

“Precisamos tirar Roraima da situação de alto risco da doença. Queremos uma pecuária forte, gerando emprego e várias atividades econômicas. Nós já conseguimos o apoio do Ministério da Agricultura por meio de recursos federais e o governador Chico Rodrigues está emprenhado em resolver esse desafio. Portanto, nós estamos aqui hoje conclamando todos os produtores para vacinar o gado porque representa um incentivo e mais investimentos para produção do nosso Estado,” esclareceu o senador Romero Jucá.

Para o governador Chico Rodrigues até o mês de junho o estado estará livre de risco da doença, porque está sendo feito um trabalho intensificado entre os produtores. “ Estamos envolvidos para atingir todas as metas impostas pelo Ministério da Agricultura e tenho certeza que na próxima avaliação o Estado estará livre da febre aftosa”, afirmou o governador que  faz  a entrega de notebooks para os técnicos da Agência de Defesa Agropecuária de Roraima (Aderr) e assinou o acordo de cooperação com faculdades privadas.

Estavam presentes no evento os deputados estaduais Rodrigo Jucá, Ionilson Sampaio, Marcelo Cabral. O deputado estadual Messias de Jesus e o filho dele deputado Federal Jonathan de Jesus aproveitaram para  anunciar apoio ao governo do estado. “Estamos apostando no novo governador e neste grupo. Temos vários pontos de vista em comum como a preocupação com a agricultura e com o povo que mora na região,” disse Messias de Jesus.

A vacinação contra a febre aftosa ocorrerá por todo o mês de abril. Os produtores têm até o dia 15 de Maio para notificarem os escritórios da ADERR sobre a vacinação do rebanho. O rebanho bovino de Roraima ultrapassa as 700 mil cabeças. 

Últimas Postagens