00:00:00

Novo Governo

Chico Rodrigues anuncia mudanças no primeiro escalão do governo.


Mudanças no 1º escalão

Durante a coletiva à imprensa na manhã deste sábado (5), no Salão Nobre do Palácio do Governo, o novo governador de Roraima, Chico Rodrigues, anunciou as mudanças que serão realizadas em sua gestão.

Serão extintas as secretarias extraordinárias de Políticas para as Mulheres, de Projetos Especiais, de Pesca e Aquicultura; de Assuntos Internacionais e Secretaria de Apoio à Gestão Integrada. “Entendemos que é necessário enxugar despesas por conta do momento em que vivemos, porque o Estado precisa ter estrutura financeira e administrativa para enfrentar um novo tempo”.

Chico anunciou o nome dos novos secretários e presidentes de instituições. Na Casa Civil, assume José Lurene Nunes Avelino e adjunto, Glair Flores de Menezes; na Casa Militar, coronel Dagoberto da Silva Gonçalves e o adjunto coronel Mozart Paulo da Silva Júnior, Secretaria de Estado da Comunicação (Secom), Weber Negreiros, adjunto Jailton Cordeiro; Secretaria de Planejamento (Seplan) Sérgio Pillon e adjunto Emilcy Matos Nascimento, na Secretaria da Fazenda, assume Luiz Gonzaga Campos de Sousa , adjunto a definir.

A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) será comandada por Álvaro Callegari e o adjunto Wellington do Ó; Maria da Conceição Escobar assume a Secretaria de Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes) e terá como adjunta Célia Mota de Carvalho, na Secretaria de Infraestrutura permanecem o secretário Carlos Wagner Bríglia e Delchelly Oliveira; na secretaria de Articulação Municipal (Seam) continua a secretária Eugênia Glaucy e adjunta Maria Lúcia Rodrigues, na Secretaria de Justiça e Cidadania permanece o coronel Vaney Vieira e adjunto, Uziel de Castro Júnior.

Na Universidade Estadual de Roraima (UERR) permanecem a reitora e vice- reitora, Patrícia Macedo e Ilma Xaud, respectivamente.  Também não ocorrerá mudança na Universidade Virtual (Univirr), permanecem a reitora Antônia Vieira e a vice Maria Stela Pinheiro.  Na Secretaria de Gestão e Administração (Segad) continuam Gerlani Bacarin e Simone Almeida.

Chico Rodrigues não fará mudança também na Secretaria de Educação e Desporto que continua como titular Raimundo Nonato de Mesquita, faltando definir quem será o seu adjunto.  A Secretaria de Saúde terá como titular Stênio Nascimento da Silva e adjuntos, Alisson Bruno Lins e César Ferreira Pena; muda também o titular da Secretaria de Segurança (Sesp), quem assume é o coronel Amadeu da Silva e adjunto, Eduardo Wayner Santos Brasileiro.

Na Polícia Civil, assume o delegado Luciano Silvestre e adjunto Eduardo Henrique Batista, na Polícia Militar, continua o coronel Edison Prola e o coronel Amaro de Lima. Na Academia de Polícia Integrada (API), Paulo Sérgio Ribeiro e Herbert de Amorim; no Departamento de Trânsito (Detran), Edigilson Dantas, na Companhia Energética de Roraima (CERR) permanece Luiz Henrique , e , Sebastião Camelo de Sena, que continuará na direção da Companhia de Águas e Esgotos (Caer).

Na presidência do Instituto de Terras de Roraima (Iteraima), permanece Leocádio Vasconcelos.  Marcelo Levy assume a presidência da Fundação de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh), na Companhia de Desenvolvimento (Codesaima), Cícero Carreiro Batista. As presidências do Instituto de Amparo à Ciência, Tecnologia e Inovação (Iact) e do Instituto de Previdência do Estado (Iper) ainda serão definidas.   

Não haverá troca da presidência do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) permanece Ramiro Teixeira.  A Agência de Fomento (Aferr) terá como diretor-presidente, Murilo Gomes, na Agência de Defesa Agropecuária (Ader) permanece a veterinária Rosirayna Remor. Na Controladoria do Estado, Maria do Perpétuo Socorro Granjeiro. Comissão Permanente de Licitação ainda vai confirmar.   Na Ouvidoria permanece Eronilde Pereira de Oliveira.

Chico não fez mudança na Secretaria de Cultura (Secult) continuam Marco Aurélio Porto e Onésimo Cruz, secretário e adjunto, respectivamente.  A Rádio Difusora Roraima continua sob o comando de José Pereira da Silva, mais conhecido como Barbosa Júnior. Na Secretaria do Índio permanece Chico Roberto.

Secretarias serão extintas e outras medidas de economia serão tomadas

Chico Rodrigues anunciou a venda das aeronaves do Estado, dois learjets e um helicóptero. O valor arrecadado será empregado no setor produtivo, que, segundo ele, é a prioridade.  “São mais de 25 mil agricultores familiares. Temos uma produção agrícola ainda insipiente, mas em termo de qualidade dos produtos eu diria que é uma das melhores do Brasil”, disse, destacando a produção de soja, milho e do arroz. “Temos também a produção de abacaxi, de melancia e de melão, que são de excelente qualidade. Aqui, temos um espaço propício por conta da boa luminosidade, água em abundância e temos solo fértil”.

Com relação ao conjunto dos Executivos, Chico disse que será fechado e posteriormente colocado à venda. Os recursos serão destinados à saúde.  Já na próxima semana, será criado o programa Alô Cegonha . “Vamos destinar uma ambulância que ficará permanentemente no Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth, com número específico para atender às mães carentes, para dar mais conforto”.

O governador falou também da implantação de 100 leitos no antigo Hospital Loti Iris . Os recursos serão do Sistema Único de Saúde (SUS), as pessoas que forem atendidas no Pronto Atendimento (PA) e houver a necessidade de internação, serão remanejadas para o Loti Íris, que será um braço no sistema de saúde do Estado. “Vamos fazer uma ampliação em 800m² lá no Hospital Geral, do lado do Pronto Atendimento, e do Pronto Socorro para dar mais conforto tanto aos pacientes quanto aos médicos e enfermeiros que ali trabalham”. 

Na segurança, ele explicou que serão realizadas rondas nos bairros, no interior.  Nas áreas de fronteiras será lançado o programa Tolerância Zero nas Fronteiras, inclusive, com detector de metais. Esse trabalho será realizado em Bonfim, Pacaraima e no Jundiá, abordagens de forma sistemática.  

“Estive em Manaus para conhecer como funciona o programa Ronda nos Bairros de lá e participei de uma ronda com viaturas equipadas com computador de bordo, câmeras instaladas no teto das viaturas. Vamos lançar na segunda-feira (7) um pregão para locação desses equipamentos

O governador Chico Rodrigues destacou que sua gestão será pautada em oportunidade para todos. Saúde e educação para todos.  “Vamos procurar fazer um trabalho eficiente, mudar o que tem que ser mudado e melhorar o que já está bom para alcançarmos resultados positivos pensando no bem de todos”.

Durante a coletiva, o governador anunciou que haverá o decreto de desligamento dos servidores com cargo comissionado. O objeto é reavaliar o aproveitamento dos servidores pelo princípio da economicidade e da responsabilidade fiscal. “Estamos no limite prudencial que é de 47,5% e os mecanismos de fiscalização e controle estão presentes e toda semana são cobrados relatórios da Controladoria do Estado. Com esse decreto de desligamento, vamos fazer com que haja igualdade no tratamento para todos e proteger os nossos servidores”

O governador disse que a missão é fazer mais com menos recursos.  “Vamos otimizar  recursos”.  Chico destacou o trabalho que foi realizado na gestão do ex-governador José de Anchieta e continuará na sua administração. “ Me alegro muito, porque várias obras foram executadas  e outras  estão em execução. Eu participei desse processo como vice-governador, com as obras de asfaltamento de estradas vicinais, rodovias, a eletrificação rural. Mais de 10 mil propriedades contam com energia, e, a capital Boa Vista,  que conta com quase 100% de água potável”.

Últimas Postagens