- 12 de novembro de 2024
Anchieta faz balanço de governo
Atendendo a uma obrigação imposta pela legislação eleitoral, o governador José de Anchieta deixou o cargo na tarde desta sexta-feira (04), para concorrer às eleições de 2014. Anchieta afasta-se do governo após seis anos de mandato. Em seu lugar assumiu o vice-governador, Chico Rodrigues.
Anchieta assumiu o Governo de Roraima em dezembro de 2007, após a morte de Ottomar Pinto. Em 2010, saiu para a reeleição, tendo como vice, o ex-deputado federal, Chico Rodrigues. Em janeiro de 2011, assumiu para seu segundo mandato a frente do executivo estadual.
O governador alcançou excelentes índices investindo em obras de infraestrutura, ações sociais, saúde, agricultura, educação e segurança, setores que foram prioridades em sua gestão. Nas ações para a promoção e desenvolvimento social são destaques os atendimentos prestados na Rede Viva, que atende pessoas em situação de risco e vulnerabilidade, o Crédito Social e o programa Cuidar.
O deputado federal, Édio Lopes, definiu o momento como histórico e ressaltou que Anchieta deixa o governo de forma harmoniosa. “Poucos têm a coragem de fazer o que Anchieta fez, reunir as principais lideranças políticas para construir um entendimento no sentido de desenvolver o Estado”, afirmou.
No setor de infraestrutura são destaques as obras de saneamento básico, expansão da rede elétrica para os municípios do interior e a pavimentação de estradas vicinais. Foram asfaltadas vicinais, a energia do complexo energético de Guri foi interiorizado, integrando regiões produtivas e melhorando o escoamento da produção e a qualidade de vida das pessoas.
Ao se despedir, Anchieta agradeceu a população pela oportunidade de realizar um trabalho que encontra reflexos em todos os setores. “Não tínhamos como governar sem união, pois entendemos que precisávamos resolver problemas com o repasse das terras, a federalização da CERR, a pavimentação de estradas fortalecendo a agricultura e investindo na melhoria dos serviços de saúde e educação. Enfrentamos muitos desafios sem descansar para melhorar sempre a condição de vida da sociedade roraimense”, ressaltou.
Os investimentos na saúde e educação também foram lembrados pelo chefe do executivo. Foram realizadas adequações na estrutura de atendimento com ampliação do número de leitos da Maternidade e do Hospital Geral de Roraima, construção de uma nova estrutura de urgência e de emergência, dobrando o número de 10 para 20 unidades de UTI e a assinatura do convênio com a Universidade Federal de Roraima (UFRR), que irá dobrar para 320 leitos a capacidade do que seria o Hospital das Clínicas, que no futuro será o hospital universitário, além da realização do concurso público na saúde a aquisição de remédios e equipamentos.
Os moradores do Sul do estado receberam após 13 anos o Hospital Regional Ottomar de Sousa Pinto, no município de Rorainópolis equipado e com atendimentos em diversas especialidades médicas. Anchieta antes de deixar o governo deixou recursos na ordem de R$ 40 milhões oriundo do Pró-Investe e lançou a pedra fundamental das obras de ampliação do HGR aumentando em 120 o número de leitos de enfermaria, 40 leitos de UTI, 10 salas de cirurgia, o novo Centro de Diagnóstico por Imagem, cozinha e refeitório.
Na educação, Anchieta deixou em andamento, para a conclusão ainda este ano, as novas instalações do campus da UERR em Boa Vista; conclusão das escolas de ensino médio integrado, na comunidade indígena do Maturuca na Raposa Serra do Sol e no bairro 13 de Setembro, na capital. Também será ampliado o Centro de Educação Profissional e a construção de mais oito escolas da rede estadual e a mais recentemente foi entregue as novas instalações da Escola Técnica do SUS (ETSUS).
Na habitação foi destaque a entrega de mais de quatro mil casas e apartamentos para famílias de baixa renda e a finalização de novas três mil unidades habitacionais no conjunto Vila Jardim, no bairro Cidade Satélite. Na segurança pública, Anchieta investiu no aumento no efetivo da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, na entrega de armamentos e viaturas.