- 12 de novembro de 2024
Leitura e escrita a Braile
O Centro de Apoio Pedagógico para atendimento às pessoas com deficiência visual (CAP-DV/RR) da Secretaria Estadual de Educação e Desporto (SEED) realizará exposição e oficina da escrita e leitura do Sistema Braile. O evento será na próxima terça-feira (08), das 19h às 21 horas, na Praça das Águas.
A ação será em comemoração ao Dia Nacional do Sistema Braile, celebrado no dia 08 de abril. Na praça, será montado um stand com recursos e equipamentos para a representação da escrita e leitura Braile.
Funcionários do CAP-DV participarão do evento distribuindo panfletos e repassando informações sobre o Braile e também sobre o funcionamento do CAP. Os usuários do Centro também marcarão presença, fazendo as leituras em Braile.
A diretora do CAP-DV, Francimar Fernandes disse que a ideia de ir para a praça surgiu da necessidade de apresentar à comunidade as ações desenvolvidas no CAP, além é claro de divulgar o Sistema Braile.
“Queremos que as pessoas conheçam o CAP, e que nos procurem para buscar esclarecimentos, orientações. O Centro oferece atendimento gratuito para as pessoas cegas e de baixa visão. Estamos à disposição da comunidade”, enfatizou Francimar.
BRAILE
A data de 08 de abril foi escolhida em homenagem ao dia de nascimento de José Álvares de Azevedo, o primeiro professor cego brasileiro. Cego desde o nascimento, José estudou o método Braile em Paris.
De volta ao Brasil, passou a ensiná-lo e a difundi-lo no País, recebendo posteriormente o título de “Patrono da Educação dos Cegos no Brasil”. O Braile é um sistema tátil de leitura e escrita utilizado por pessoas com deficiência visual em todo o mundo.
O Sistema Braile é um processo de escrita e leitura baseado em 64 símbolos em relevo, resultantes da combinação de até seis pontos dispostos em duas colunas de três pontos cada. Pode-se fazer a representação tanto de letras, como algarismos e sinais de pontuação. Estima-se que no Brasil, 400 mil pessoas lêem Braile. Outras informações sobre o sistema Braile estão disponíveis no site www.revistaescola.abril.com.br/inclusao.
O CENTRO
O Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com
Deficiência Visual (CAP-DV) fica localizado na Av. Santos Dumont, n° 439, bairro São Francisco, de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h, das 14h às 18h ou ainda das 18h às 22h.
A unidade possui 12 anos de atuação. O local presta atendimento às pessoas não matriculadas na rede de ensino que possuem deficiência visual e também aos estudantes da rede.
Neste atendimento inclui-se a orientação e mobilidade, leitura e escrita Braile, práticas educativas para uma vida independente e convivência (socialização, lazer e outros). As atividades têm como objetivo fazer com que o deficiente visual aprenda a lidar com sua limitação, produzindo aquilo que está dentro de suas potencialidades.
O CAP-DV também oferece cursos de capacitação para os professores que atuam nas escolas da rede estadual, municipal e privada além de desenvolver vários projetos, entre eles “CAP-DV/RR Enxergando com os olhos do coração”, “Inserção da Psicologia no CAP”, “Sala de Práticas Educativas para uma Vida Independente”, “Brincando e Aprendendo com a Diferença”, entre outras.