- 12 de novembro de 2024
RR recebe 170 mil doses
Com o tema “Vacinação contra a gripe: você não pode faltar”, o Ministério da Saúde lançou nesta quarta-feira, 02, a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, que em 2014 vai para a 16ª edição. A nível nacional a mobilização será realizada de 22 de abril a 09 de maio, sendo 26 o dia de mobilização nacional.
Para Roraima, serão disponibilizadas 169.530 doses, para o público-alvo composto por 156.970 pessoas. Os imunobiológicos devem ser repassados ainda na primeira quinzena de 2014. No país serão distribuídas 53,5 milhões de doses da vacina, que protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial da Saúde para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e Influenza B).
Segundo o coordenador Estadual do Programa Nacional de Imunização (PNI), Fernando Campolina Filho, as doses deverão chegar até o dia 11 de abril. A distribuição para os municípios começará, tão logo seja concluída o processo de armazenamento. “Já estamos com toda a equipe preparada para receber as doses e fazer o repasse aos municípios. No entanto, até agora apenas o município de Alto Alegre apresentou o plano de ação, por isso alertamos aos demais que elaborem e apresentem seus planos de ação, para facilitar o processo”, esclareceu.
A meta do Ministério da Saúde é vacinar 80% da população considerada de risco para complicações por gripe. Além das crianças de seis meses a menores de cinco anos, integram este grupo pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.
NOVIDADE
Este ano, a campanha vai ter um diferencial, a faixa etária foi ampliada para crianças de seis meses a menores de cinco anos. No ano passado, o público infantil foi de seis meses a menores de dois anos. “A extensão da faixa etária para os menores de cinco anos tem como finalidade reduzir casos graves e óbitos, de forma que sejam beneficiados tanto a criança que recebe a vacina, como também os grupos mais vulneráveis que convivem com ela. Assim, são imunizadas, indiretamente, lactentes menores de seis meses de idade (crianças amamentadas); idosos e pessoas com doenças crônicas”, ressaltou o ministro da saúde, Arthur Chioro, durante o lançamento da campanha.
2013
O estado de Roraima ultrapassou a meta nacional de cobertura de vacinação dos 80% dos grupos prioritários no ano de 2013. Das 110.445 pessoas pertencentes ao grupo de risco, foram imunizadas 101.335, o que corresponde a 91,73% da população prioritária.