00:00:00

Cozinha Brasil

Usuários participam de oficina


Para proporcionar uma atividade terapêutica, bem como a reintegração familiar, o Departamento de Políticas de Saúde Mental (DPSM), da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), realizará nos dias 07 e 08 de Abril, no Centro de Atenção Psicossocial álcool e outras drogas (CAPSad), localizado na rua Bahia, s/n, no bairro dos Estados, atividades de culinária com os usuários e familiares.

As inscrições serão recebidas no CAPS ad, no dia 07 de abril, das 08h às 12h. Para efetivar a inscrição, os interessados devem levar apenas um documento de identidade. Na parte da tarde, das 14h às 18h, iniciam as oficinas culinárias. No dia 08 de abril, a programação prossegue de 14h até as 18h, quando então os participantes receberão os certificados de participação do curso e degustarão as refeições preparadas durante as oficinas. O Sesi também brindará os participantes com um livro de receitas do Programa Cozinha Brasil ao final do curso.

A diretora interina do CAPSad, Mária Cruz informa que a programação é resultado de uma parceria com o Serviço Social da Industria de Roraima (Sesi-RR), que disponibilizou o Programa Cozinha Brasil. O programa ensina a preparar refeições saudáveis e de baixo custo, aproveitando ao máximo o sabor e os nutrientes dos alimentos.

A oficina é direcionada às pessoas que utilizam os serviços de saúde mental do estado, ou seja, pessoas que lutam contra a dependência química, o álcool, além de pacientes que fazem acompanhamentos psicológicos ou psiquiátricos referente a transtornos mentais como a ansiedade, por exemplo. Os familiares dos usuários dos serviços de Saúde Mental também foram convidados e estimulados a participarem da programação.
O Sesi oferece o curso de culinária para no mínimo 40 pessoas. 
Portanto foram destinadas vagas para algumas comunidades terapêuticas do estado: a Casa do Pai, a Fazenda Esperança e a Agapão. A Unidade de Saúde Mental (Uisam) e o CAPS II também foram contemplados com vagas para a oficina Mária Cruz ressalta que atividades como estas são extremamente importantes a este público, pois promovem o reatamento de vínculos familiares que muitas vezes são desgastados em ocasião da dependência química. 

“O apoio da família é essencial e contribui grandiosamente para o êxito na luta contra as drogas”, garantiu a diretora, ressaltando que a família deve incentivar e participar deste tipo de atividade.

Últimas Postagens