- 12 de novembro de 2024
Sonho de produtor realizado
Francisco Espiridião
A pavimentação da vicinal tronco Paredão, no município de Alto Alegre, foi inaugurada no início da tarde desta quinta-feira (3), pelo governador José de Anchieta. Nas obras de asfaltamento dos 47 quilômetros, partindo da RR-25 até a Vila, onde ocorreu a solenidade de inauguração, foram investidos R$ 26,3 milhões, recursos oriundos do Programa de Apoio ao Investimento dos Estados e Distrito Federal (Proinveste).
O governador José de Anchieta falou da alegria de ter agora concluído os 400 quilômetros de estradas vicinais asfaltadas ao longo dos últimos anos de sua gestão. “Asfalto é fator de desenvolvimento”, disse, afirmando que a estrada vicinal tronco Paredão é uma mostra da seriedade com que o trabalho foi executado.
“No inverno passado, as pessoas dessa Vila estavam ilhadas por falta de trafegabilidade da estrada”, lembrou, chamando à atenção para o fato de que, em tão pouco tempo, a vida das pessoas que habitam a região tenha recebido um ganho de qualidade. “Aqui moram pessoas há 20, 30 anos, que já não acreditavam mais que esse asfalto pudesse ser feito.”
Anchieta disse que a pavimentação da vicinal foi fruto de “fé, perseverança e obstinação”. “Toda autoridade é constituída por Deus”, destacou o governador, ao agradecer a Deus a oportunidade de governar Roraima e poder executar obras capazes de mudar para melhor a vida das pessoas.
Disse ainda que deixa o governo nesta sexta-feira com a consciência tranquila. “Deito minha cabeça no travesseiro e durmo, sabendo que fiz o melhor pelo Estado.” Anchieta disse ter ficado feliz por ter recebido, na tarde de quarta-feira (2), uma ligação do ex-prefeito Júlio Martins, congratulando-se pelas obras executadas em sua gestão.
Júlio Martins participou da solenidade de inauguração. “Anchieta desce as escadarias do Palácio Senador Hélio Campos para enfrentar o julgamento da História”, ressaltou. “Esse julgamento é permanente e suas sentenças são eternas.”
Prosseguindo, o ex-prefeito de Boa Vista disse que o homem público não é julgado por suas características pessoais, por suas palavras, ou pelo que prometeu, mas pelo seu legado de trabalho. “E você, Anchieta, deixa um legado positivo, como a obra de asfaltamento desta estrada do Paredão, e tantas outras. O povo saberá reconhecer na hora certa.”
“Vossa Excelência sai do Palácio para consagrar-se como o grande homem público de Roraima”, concluiu Júlio Martins.
Além dos 400 Km de estradas vicinais pavimentadas, o governo Anchieta deixa como legado avanços no setor social, habitacional, obras de saneamento, Hospital Regional de Rorainópolis – obra que estava parada havia 14 anos – e, principalmente, a interiorização da energia elétrica, com 13 municípios interligados por linha de transmissão de 69 KV. Quando assumiu, só Boa Vista tinha essa energia confiável.
Para o vice-governador Chico Rodrigues, “hoje é um dia que ficará marcado na retina de cada morador de Paredão.” Lembrou que quando o governador Anchieta anunciou que asfaltaria a vicinal, muitos moradores chegaram a lhe perguntar: “Será que não é mais uma mentira que estão inventando pra gente?” Isso, porque muitos governadores prometeram fazê-lo e não cumpriram a promessa, deixando os moradores desacreditados.
Chico relembrou as dificuldades encontradas pelo governador para cumprir a promessa, “mas ele não podia sair do governo sem esse asfalto concluído, porque ele era um sonho acalentado por essa gente havia mais de 20, 30 anos.”
“O governador Anchieta trabalhou muito e eu também prometo que vou trabalhar. Não vou passar nem um minuto parado. Vou trabalhar cada minuto da minha vida”, prometeu o vice-governador, que assumirá o governo nesta sexta-feira (4).
Para o senador Romero Jucá, o grande volume de trabalho realizado durante a gestão Anchieta é fruto da união do grupo político que o governador soube trazer para si. “Esse governo apresenta resultados porque Anchieta é um político que fala o que faz. O que muda a vida das pessoas são os atos, e Anchieta soube coordenar esse grupo, que esteve e se manterá unido.”
“Anchieta é o governador que trabalhou pelo povo. Se tivesse mais tempo, muito mais iria fazer, como as pontes de concreto”, disse o senador, afirmando que, antes de deixar o governo, Anchieta assinou a ordem de serviço para a execução das pontes de concreto da vicinal, que ainda são de madeira.
Participaram do ato de inauguração ainda os deputados federais Luciano Castro, Márcio Junqueira, Chico das Verduras e Berinho Bantim, além dos estaduais Gerson Chagas, Jalser Renier, Chicão da Silveira e Rodrigo Jucá, o prefeito Teca do PT e três ex-prefeitos do município, vereadores e grande multidão de pessoas formada por moradores de Paredão, oriundas de Boa Vista e do município de Alto Alegre.
Produtores destacam obra
Um sonho que se transformou em realidade. Este foi o sentimento de gratidão que norteou os depoimentos dos produtores rurais e moradores que participaram da cerimônia de inauguração dos 47 quilômetros da estrada vicinal que liga a Rodovia Estadual 205 a vila do Paredão em Alto Alegre.
O evento ocorreu no final da manhã desta quinta-feira (3), na vila do Paredão. Mais de mil pessoas entre moradores, produtores rurais e lideranças políticas participaram da solenidade.
São muitas as historias dos desbravadores e produtores rurais que há décadas escolheram a região para morar e construir o sonho de produzir e criar suas famílias nas centenas de lotes espalhados pela área.
O agricultor Pedro Guimarães, 70 anos, é um dos fundadores da vila do Paredão. Ele mora no local há 26 anos. Em seu depoimento ele contou que muito produtores deixaram suas terras para trás e outros venderam seus lotes por preços insignificantes devido às condições da estrada.
“Na época do inverno tínhamos que sair para Boa Vista na quarta-feira e levávamos dois dias para chegar a feira do produtor. Na maioria das vezes os produtos (banana, laranja, tomate) estragavam na viagem e o prejuízo era muito grande. Hoje estamos muito felizes porque a estrada nos dá condição de trafegar com os produtos e chagar a capital em uma hora”, agradeceu.
Salustriano Dias, 71 anos, é outro morador que tem um passado de sofrimento e perseverança na vila do Paredão. Ele mora na região há quase trinta anos e comemora a chegada da estrada.
Seu Salú como é conhecido, conta que além do sofrimento para escoar a produção, os agricultores enfrentavam dificuldades enormes com a locomoção das pessoas enfermas. “A situação era apavorante e piorava ainda mais na época do inverno. Foram muitas as mães que deram a luz a crianças no meio da estrada. Eu mesmo tiver que ir pé para Boa Vista ou Alto Alegre doente de malária porque os veículos não chegavam à vila. Hoje estamos vivendo um sonho com a inauguração deste asfalto”, destacou.
O produtor Miguel Castelo (Ceará), 58 anos, também deu outro depoimento carregado de emoção. Ele disse que a obra de asfaltamento foi prometida e iniciada por consequentes governos, mas as promessas nunca saíram do papel. Para o agricultor o asfalto além de trazer de volta a esperança de melhorias dias de vida vai valorizar naturalmente as terras da região.
“Moro há quase vinte anos no Paredão. Foram muitas as promessas que a estrada iria ser asfaltada e não passava de mentira. Vinha inverno e termina inverno e nada. Quando o asfalto chegou aqui é que fomos acreditar que estávamos vivendo este sonho como real”, comemorou.
O prefeito de Alto Alegre, José de Arimatéia (PT), enumerou uma lista de benefícios que o governo do Estado levou ao município nos últimos três anos. Ele destacou a recuperação da vicinal do Taiano, o asfaltamento da Rodovia Estadual 325 que liga o município a Mucajaí, a construção da adutora que abastece a sede do município e a expansão do programa Luz para Todos. Sobre o asfaltamento da vicinal do Paredão o prefeito Teca disse que muito moradores que já não estão mais vivos gostariam de viver este momento histórico que representava uma reivindicação de décadas para os moradores do Paredão.
“Todo o município de Alto Alegre está em festa e sua população agradecida pela chegada do asfalto. Esta magnífica obra vai melhorar a vida de centenas de produtores rurais que moram nesta região. Devemos reconhecer e valorizar o governador José de Anchieta pelas inúmeras obras que seu governo proporcionou para nosso povo. É um momento que vai ficar marcado na história do Paredão e de Alto Alegre”, agradeceu Teca.