00:00:00

Saúde Itinerante

Em três meses, atendimentos no Saúde Itinerante chegaram a 18 mil.


Cinco mil óculos confeccionados

No primeiro trimestre de 2014, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), por meio do Departamento de Políticas de Saúde Itinerante (DPSI), fechou o ciclo de visitas em 13 municípios e comunidades dessas regiões. No total, mais de 18 mil atendimentos, entre consultas médicas, realização de exames clínicos, simples e complexos, incluídos na Rede SUS, além de atendimentos especializados me diversas áreas médicas.

 

Somente na última ação no município de Rorainópolis, no dia 29 de março, 1.327 consultas e exames foram realizados pela equipe médica. No ciclo, os municípios atendidos foram: Alto Alegre, Amajari, Bonfim, Cantá, Caracaraí, Caroebe, Iracema, Mucajaí, Normandia,Pacaraima, Rorainópolis, São João da Baliza, São Luiz do Anauá, além das comunidades ribeirinhas localizadas nessas regiões. Para fechar o ciclo, falta apenas Uiramutã. Em 2013, foram atendidas mais de 27 mil pessoas.

 

Conforme o diretor interino do departamento, Gilberto Alencar, a especialidade de oftalmologia, por exemplo foi responsável por cerca de 80% da demanda, o que gerou a solicitação para confecção de pelo menos 5.200 óculos, distribuídos nos 13 municípios. “Percebemos que foram pessoas atendidas, entre adultos e crianças, que durante a consulta ao clínico geral, apresentaram a necessidade do atendimento especializado, e após a avaliação do oftalmologista, foram contemplados com a oferta do óculos”, esclareceu.

 

Até agora, já foram entregues cerca de 650 unidades para os pacientes consultados nos municípios de Normandia e Cantá. Nesta sexta-feira (04), será vez do município de Pacaraima receber o material. A entrega será realizada no Hospital Délio de Oliveira Tupinambá, a partir das 8h. “Faremos a entrega de pelo menos 320 óculos, o número estimado de produção para cada região atendida até o momento. A equipe foi deslocada às 5h da manhã, para que a entrega seja realizada nas primeiras horas do dia, garantindo mais comodidade aos pacientes”, salientou.

 

As demais unidades estão em processo de produção, conforme esclarece a diretora da Coordenação Geral de Regulação, Avaliação e Controle do SUS (CGRAC), Lindalva Carvalho, e devem ser entregues aina no primeiro semestre de 2014. “Trata-se de um serviço feito de forma terceirizada, que segue o cronograma de produção estipulado para o exercício de 2014”, disse.

 

De forma geral, a saúde itinerante leva aos municípios do interior, profissionais nas áreas de ginecologia, pediatria, obstetrícia, dermatologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, urologia, e cardiologia, clínico geral, além de exames especializados, como ultrassonografia (USG) obstétrica, USG endovaginal e USG abdômen total, eletrocardiograma e exames oftalmológicos. Durante as visitas, são disponibilizados ainda testes de glicemia e aferição de pressão arterial.

 

Equipes da Coordenação Geral de Vigilância em Saúde (CGVS), também participam, de forma parceira. Na maioria das visitas, é levado material educativo para distribuição, além de visitas domiciliares para orientar a população com relação aos tipos de doenças a que estão vulneráveis, formas de tratamento adequado e os meios de prevenção, e distribuição de preservativos e hipoclorito para tratamento da água.

Últimas Postagens