00:00:00

Treinamento

Segurança nas fronteiras


Policiais que atuam em Roraima ganharão incremento em capacitação para atuarem como operadores de fronteira, buscando fortalecer a prevenção  e a repressão de delitos de fronteiras praticados no Estado. O curso de Unidades Especializadas de Fronteira - Nível Operador, vai começar na segunda-feira, 07, com abertura na Academia de Polícia Integrada Coronel Santiago (APICS), às 9 horas. Além de 30 policiais estaduais está prevista a participação de seis policiais da Venezuela e da Guiana.

A capacitação é um investimento do Governo Federal, por meio da Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras (Enafron) em parceria com o Governo de Roraima, por meio da Secretaria de Segurança Pública.

Segundo o secretário de Segurança pública, Francisco Sá Cavalcante  esse será o primeiro treinamento em Roraima voltado aos policiais que atuam em áreas de fronteiras e vão ser realizados dois treinamentos nos municípios de Pacaraima e Bonfim. O primeiro curso será no período de 07 a 16 de abril em Pacaraima e o segundo no período de 18 a 27 de agosto em Bonfim.

Em Pacaraima, segundo ele, vão participar 18 policiais militares e 12 policiais civis. Ele destaca que foram convidados a participar também policiais Federais, Rodoviários Federais, e policiais da Guiana e Venezuela.

"A Secretaria de Segurança Pública por meio do Gabinete de Gestão Integrada da Câmara Temática de Fronteira, vem realizando uma séria de ações nas áreas de fronteiras e uma delas é a integração com as forças de segurança dos países vizinho, Venezuela e Guiana, por isso justificamos a disponibilidade de vagas para esses dois países", esclarece.

Segundo Sá Cavalcante no ano de 2013 a SESP iniciou uma série de conversações com os representantes do Sistema de Segurança Pública da Guiana e da Venezuela, por meio da Secretaria de Assuntos Internacionais.

"Nosso trabalho avançou mais com as autoridades da Guiana, onde tivemos a oportunidade de fazer visitas técnicas. Tanto eles vieram aqui  conversando com as autoridades de Roraima, como nós estivemos reunidos com as autoridades de lá. Foram experiências que trocamos e oferta das vagas aos policiais guianenses e venezuelanos, que já confirmaram presença é resultado desse trabalho", disse.

O curso de Unidades Especializadas de Fronteira - Nível Operador será desenvolvido nas modalidades a distância e presencial. A distância será  ministrado o curso de Filosofia dos Direitos Humanos Aplicados à atuação Policial.

Na modalidade presencial prevê aulas de Reconhecimento e Identificação de drogas, procedimentos aplicados à Segurança Pública, técnicas de entrevista, procedimentos frente a ocorrências fronteiriças, noções de investigação criminal, identificação de artefato explosivos, georreferenciamento aplicado à segurança pública, direção policial, identificação de fraudes e busca veicular, atendimento pré-hospitalar tático, tiro policial e táticas de confronto armados, técnicas de imobilização e condução, natação utilitária, patrulha e abordagem policial, policiamento embarcado e princípios de sobrevivência.

"Esse curso possibilita o aprimoramento das técnicas policiais já utilizadas e, também o conhecimento de novas técnicas e novos meios de combate ao crime.
O curso será gerenciado pelo capitão Miguel Arcanjo Lopes Neto, que é o coordenador da Câmara Temática de Fronteira. As aulas serão ministradas por instrutores da Polícia Militar, Polícia Civil e do Corpo de Bombeiro Militar.

Últimas Postagens