- 12 de novembro de 2024
Vitrines para artesãos
Artesãos interessados em participar do edital do Artesanato nos Jogos de 2014 terão até o dia 6 de abril para fazer suas inscrições. O evento é uma realização do Ministério da Cultura (Minc), por meio da Secretaria da Economia Criativa, e da Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República. Artesãos de todo o Brasil podem participar.
O representante da Regional Norte do Minc, com sede em Belém/PA, Alberdan Batista, esteve em Boa Vista nesta terça-feira, dia 1º de abril, para ministrar uma oficina sobre o passo a passo para a inscrição. O encontro ocorreu apenas com técnicos da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).
Alberdan explicou que o objetivo do Minc, com o Vitrines Culturais, é proporcionar às pessoas que vem ao Brasil para assistir aos Jogos da Copa do Mundo conhecerem o artesanato brasileiro.
“O Ministério da Cultura, além de outras atividades, vai promover também, durante o período da Copa, essa aproximação do artesão e artesã com as pessoas que nos visitam, criando espaços de exposição e comercialização dessa produção. Os interessados em expor suas peças nos estandes chamados Fan Fest, criados pela Fifa nos locais onde vão ocorrer os Jogos e, também , em outros espaços, que o Minc vai colocar à disposição dos artesãos, podem participar do Edital”.
Ele explicou que o Minc não vai comprar as peças. As obras ficarão em consignação e o Ministério ficará responsável pelo transporte e comercialização das obras. O valor da obra é o artesão ou os grupos produtivos, como associações e cooperativas de artesanato, que determina o preço de cada peça. “O dinheiro das peças vendidas será depositado integralmente em conta corrente, informada no ato da inscrição”. Ele adiantou ainda que as obras que não forem comercializadas serão devolvidas.
Serão selecionadas até 60 mil peças para exposição e venda em sete cidades em que ocorrerão os Jogos da Copa, Manaus/AM, Salvador/BA, São Paulo/SP, Belo Horizonte/MG, Recife/PE, Rio de Janeiro/RJ e Porto Alegre/RS, que ocorrerá de 12 de junho a 13 de julho de 2014.
Alberdan ressaltou que a inscrição é gratuita e o artesão deverá enviar seis fotos do seu trabalho. “Três mostrando o processo de produção e três da obra em ângulos diferentes”. Ele acrescentou que será de responsabilidade do artesão a embalagem para o envio das peças.
Segundo ele, as peças devem representar a diversidade e a identidade cultural brasileira e serem produzidas com os seguintes materiais: argila (barro), argila de bola (ball clay), grés, terracota ou argila vermelha, massa para louça (faiança), argila e polímero, porcelana, prata, ouro, bronze, ferro, borracha; conchas e escamas de peixes; penas, cascas de ovos e crina de cavalo; peles, chifres, ossos, dentes e cascos; fibras naturais: bambu, ratan; e também papel, além de madeira, pedras preciosas, semipreciosas, sementes, casca, raízes, flores e folhas secas, algodão, seda, linho e vidro.
Inscrições
As inscrições podem ser realizadas nas agências dos Correios, por Sedex ou carta registrada, com data de postagem até o dia 6 de abril e enviadas para a Secretaria da Economia Criativa – Ministério da Cultura-SCS, Quadra 9, lote C, Edifício Parque Cidade Corporate, Torre B, 11º andar. CEP: 70.308-200 Brasília-DF, ou pela internet, no site: www.sistemas.cultura.gov.br/propostaweb.
Para obter outras informações sobre o edital, os interessados podem ligar para o telefone da Secretaria de Cultura (3621-3080).