00:00:00

Política

Shéridan faz balanço positivo de ações sociais realizadas nos últimos seis anos.


Shéridan deixa cargo por eleição

O Governador do Estado, José de Anchieta assinou na tarde da última terça-feira (31), o Decreto de exoneração da secretária da Promoção Humana e Desenvolvimento  (SEPHD) e coordenadora das Ações Sociais do Governo de Roraima, Shéridan de Anchieta.

Em seguida, o governador assinou o decreto que extingue a SEPHD. O ato foi realizado durante cerimônia de desincompatibilização, que aconteceu na quadra de esportes do Viva Comunidade (Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência). Na cerimônia aconteceram, também, apresentações de hip-hop, percussão, balé e do coral da Rede Viva, composto por usuários do Viva Comunidade e Viva Melhor Idade (Centro de Referência do Idoso).

Durante a solenidade Shéridan foi homenageada e aproveitou o momento para fazer um balanço sobre o trabalho desenvolvido durante estes seis anos de gestão frente às ações e projetos sociais do Governo de Roraima.

“Recebi a missão como uma oportunidade de contribuir com o desenvolvimento do meu Estado de Roraima, coloquei a mão na massa, o pé na estrada, ousando fazer diferente e começar um trabalho social inovador, deixar uma semente, uma marca que mostrasse que, com muito trabalho, empenho e determinação é sim possível transformar a vida de centenas de pessoas carentes que precisam de nós”, falou Shéridan de Anchieta.

Shéridan foi idealizadora de diversas ações e programas sociais que inovaram a forma de fazer Política de Assistência Social em Roraima. Tudo começou com a criação do Cadastro Social Único (CadSu), um banco de dados com quase 70 mil famílias em situação de vulnerabilidade e risco social que são atendidas pelas ações e programas sociais desenvolvidos pelo Governo de Roraima.

a criação deste cadastro foi possível implantar programas que atendem milhares de famílias em todo o Estado, como o Crédito Social, Cuidar, além de ações fixas, como o Mutirão da Cidadania, Semana Estadual da Mulher e Mulheres Rurais.
Porém, o principal trabalho social desenvolvido é a Rede Viva, composta por quatro unidades, sendo elas: Viva Criança, Viva Comunidade, Viva Melhor Idade e a mais recente, que está em fase de construção, Viva Juventude.

Josefa Oliveira é avó de Luana Dantas (10), usuária do Viva Comunidade desde a implantação da Unidade. Segundo ela, o Viva representa o início de um novo ciclo na vida de Luana. “Não tenho palavras para descrever a importância desse projeto na vida da minha neta. Aqui ela tem a oportunidade de se desenvolver. Os resultados positivos são visíveis e estão atestados, inclusive, em relatório médico emitido em Brasília. O Viva é um sonho e eu, assim como Luana somos muito gratas por fazermos parte disso”, disse.

Maria Gonçalves é usuária do Viva Melhor Idade e também faz parte do projeto desde sua implantação, realizada em novembro de 2012. A usuária confessa que a Unidade lhe proporcionou muito aprendizado e qualidade de vida.

“Pra mim o Viva Melhor Idade é muito importante. Lá tenho a oportunidade de conhecer pessoas novas, cuidar da minha saúde, me divertir e, principalmente, estudar. Não sabia nem escrever meu nome e no Viva pude concluir o curso de alfabetização básica, com direito a certificado. Estou muito feliz e espero continuar indo ao Viva por muitos e muitos anos”, contou.

NOVA SECRETARIA  

Ainda durante a cerimônia de desincompatibilização José de Anchieta assinou o decreto de criação da Secretaria Extraordinária de Políticas para Mulheres (SEPM), nomeando Maria do Socorro Batista dos Santos como titular da pasta. Socorro possui 33 anos de experiência profissional, sendo 20 deles dedicados à área social.

Com a criação da secretaria passaremos na ter, efetivamente, uma Política de Atenção à Mulher, com ações direcionadas. Serão trabalhadas questões, como economia solidária, prevenção, violação de direitos das mulheres, entre outros. “A ideia é trabalhar de forma integrada em parceria com órgãos e secretarias municipais e Estaduais”, explicou.

Últimas Postagens