00:00:00

Saúde Itinerante

Iracema e Campos Novos terão ações



          
Para garantir a assistência de saúde especializada à população do interior, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), através do Departamento de Políticas de Saúde Itinerante (DPSI), levará neste fim de semana, 15 e 16 de março, atendimentos e serviços de saúde ao município de Iracema e à vila Campos Novos. A previsão é que sejam feitos em torno de 1.800 atendimentos.

No sábado (15), primeiro dia da ação, a equipe da Sesau começará os atendimentos às 8h, na Casa de Saúde da Família de Iracema. E no domingo (16), também às 8h, no Posto de Saúde de Campos Novos. Estarão envolvidos cerca de 50 profissionais de saúde entre médicos e equipe de apoio.

Serão disponibilizadas nove especialidades médicas: oftalmologia, ginecologia, cardiologia, ultrassonografia, urologia, dermatologista, pediatria, otorrinolaringologia e clínica geral. Além disso, serão oferecidos serviços e exames como: teste de glicemia, aferição de pressão, pesagem para as crianças, eletrocardiograma, ultrassonografia endovaginal, obstétrica e abdômen total.

No momento da ação, o paciente que for detectado com qualquer alteração na visão, já será encaminhado à ótica conveniada com o SUS, que também estará participando da ação e lá mesmo serão tiradas as medidas necessárias do paciente e feita a escolha da armação para a confecção dos óculos. No prazo de 40 dias a Sesau passará os óculos à Secretaria Municipal da localidade para ser entregue aos pacientes contemplados.

Outra facilidade é a Farmácia Básica, que também estará à disposição da população. As pessoas que precisarem de algum medicamento básicos e tiver o pedido do médico em mãos, poderão retirar os remédios no momento da ação. Fazem parte desta farmácia, medicamentos para diabéticos, hipertensos, remédios para febre, dor, inflamações e infecções simples, entre outros.

Para Erich Volney Berger, diretor do DPSI, isto garante que o início do tratamento não seja tardio ou até mesmo deixe de ser iniciado, pois o paciente não vai precisar esperar ter possibilidade para comprar o medicamento. “Eles sairão da ação com todo o suporte para iniciar o tratamento”, disse Volney.

A equipe da Vigilância em Saúde da Sesau também estará presente na ação, fazendo entrega de panfletos educativos com orientações referentes às doenças como a malária, tuberculose, hanseníase, DSTs/Aids, entre outras. Na oportunidade, será feita distribuição de preservativos masculinos e femininos.

Volney reitera que o objetivo da ação é facilitar o acesso aos serviços e às especialidades de saúde. “Ao levar ações como esta para o interior, é evitado gastos com o deslocamento para a capital” reforça o diretor.

Últimas Postagens