- 12 de novembro de 2024
Cerca de 990 mulheres e crianças foram atendidas no mutirão de saúde, ação desenvolvida na Policlínica Cosme e Silva na quarta-feira, dia 12, como parte da 7ª Semana Estadual da Mulher. A programação foi iniciativa das Secretarias da Promoção Humana e Desenvolvimento (SPHD) e de Trabalho e Bem-Estar Social. Os exames e consultas de saúde aconteceram em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).
Passaram pelos dois oftalmologistas 190 pacientes. Enquanto os cardiologistas consultaram 55 mulheres, ginecologistas 160, pediatra 67. Antes de consultar com algum dos especialistas, as pacientes mediam o nível de açúcar no sangue, com o teste de glicemia e faziam monitoramento da pressão arterial. Passaram pelos dois testes de medição, 519 mulheres.
Na oportunidade, as mulheres que procuraram por atendimentos ginecológicos também tiveram exames de ultrassonografia à disposição. Embora o mutirão atendesse exclusivamente mulheres e crianças, a Policlínica permaneceu os atendimentos de urgência e emergência normal.
Para a secretária da SPHD, Shéridan de Anchieta, o mutirão de saúde sempre foi um dos destaques da Semana Estadual da Mulher. “Desde da primeira edição temos essa parceria com a Sesau. Através desse atendimento exclusivo com médicos especializados e exames específicos, demonstramos compromisso e reforçamos a atenção à saúde da mulher roraimense”, disse.
O secretário de Saúde, Alexandre Salomão também esteve na ação e mostrou satisfação ao ver a alegria pela obtenção de alguns serviços no rosto das mulheres, principalmente as mães que puderam levar seus filhos a um pediatra. “A ação foi um sucesso, pois atingiu o objetivo proposto de oportunizar um dia diferente às mulheres e promover mais qualidade de vida aos visitantes”, frisou.
Salomão agradeceu ao empenho da equipe da unidade que realizou um excelente trabalho. Na oportunidade, parabenizou as servidoras da PCS que trabalharam para o êxito do mutirão. “A cada dia a mulher tem garantido o merecido espaço no mercado de trabalho. Na Policlínica, por exemplo, elas representam mais de 65% dos 350 servidores”, comentou.
CONTINUA
A programação da 7ª Semana Estadual da Mulher segue nesta quinta e sexta-feira, 14, com mais oficinas de aperfeiçoamento, blitzes educativas, em vários pontos da capital, café da manhã com mulheres da Polícia Civil, Bombeiro e Polícia Militar.
A Semana inclui também as reeducandas da Cadeia Pública Feminina, moradoras de outros municípios do interior dentro das atividades. As oficinas contam com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Roraima (Senai). A Semana promoverá nos dois últimos dias mais de 20 oficinas às mulheres.