- 12 de novembro de 2024
Canal direto com as ações
Os 15 municípios de Roraima já estão recebendo os equipamentos de conexão do Telessaúde. Os computadores, webcams, câmeras digitais, headphones e microfones vão permitir o acesso dos profissionais de saúde ao serviço de consultoria técnica ou segunda opinião prestado por uma equipe técnica do Telessaúde do estado do Amazonas. Com isso, os médicos que atendem nas unidades básicas de saúde (UBS) de Roraima poderão tirar dúvidas sobre casos clínicos, inclusive com chamadas em tempo real.
O Telessaúde Brasil Redes é um programa do Ministério da Saúde, que busca melhorar a qualidade do atendimento e da atenção básica no Sistema Único da Saúde (SUS), integrando ensino e serviço por meio de ferramentas de tecnologias da informação, que oferecem condições para promover a teleassistência e a teleducação.
Rorainópolis foi o município pioneiro no estado. Está com um ponto funcionando desde dezembro de 2013 e agora irá receber um novo ponto, que será instalado em Santa Maria do Boiaçu. Uiramutã também vai contar com dois pontos, um na sede do município e outro no interior. A capital Boa Vista vai apresentar 30 pontos de Telessaúde distribuídos nas UBS. Os demais municípios, nesta fase inicial do projeto, terão acesso a um equipamento do programa.
A coordenadora estadual do Telessaúde/RR, Elinalda da Silva Oliveira, afirma que a intenção é que no mês de abril os municípios iniciem às atividades do Telessaúde. “Estaremos realizando uma oficina em cada município com os gestores de saúde e toda equipe da unidade básica, para capacitá-los sobre o uso do equipamento e a partir disso o Telessaúde já estará apto para uso”, explica.
Para utilizar o programa é preciso que os municípios disponibilizem um espaço próprio para o equipamento. “Não pode ficar dentro do consultório e nem na recepção, é uma exigência que esteja disposto em uma sala específica para o Telessaúde”, explica, destacando que inicialmente estão a disposição dos profissionais cinco especialidades: enfermagem, pediatria, cardiologia, ginecologia e obstetrícia e dermatologia. “Em breve o telessaúde contará com profissionais na teleassistência em Roraima. Serão contratados especialistas que atuarão aqui e deixaremos de utilizar o serviço dos profissionais do Amazonas”, reitera.
O secretário de Saúde de Uiramutã, Gilson de Sousa, disse que o projeto será de grande valia para os profissionais do município. “O programa vai melhorar as condições de atendimento na nossa unidade pois, apesar da distância física vai aproximar os nossos profissionais de saúde de outros especialistas e dependendo do caso evitar que o usuário seja encaminhado para serviços fora do município ”, afirma satisfeito.