00:00:00

Áreas Públicas

MPRR recomenda retirada de assentados em áreas públicas em Rorainópolis.


Assentados ocupam áreas no Sul

Denúncias de invasão de terras públicas localizadas no município de Rorainópolis, região sul do Estado, motivaram o Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR) a encaminhar notificação recomendatória ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e aos órgãos ambientais para a retirada imediata de colonos assentados irregularmente no perímetro urbano do município, e, ainda, que adotem medidas necessárias para evitar qualquer degradação ambiental às áreas.

A notificação foi encaminhada no final de fevereiro, porém, até a presente data não houve, por parte dos órgãos competentes, o cumprimento de nenhum dos itens recomendados pela Promotoria de Justiça da Comarca de Rorainópolis, permanecendo, desse modo, as invasões.

A área em questão pertence ao Incra e fica localizada na Vicinal 01, KM 01, nos trechos que compreendem o Bairro Gentil Carneiro – “Portelinha” até as proximidades do cemitério municipal. Na recomendação, o MPRR pede que o Incra retire os posseiros da área.

As irregularidades foram comprovadas após diligências realizadas pela promotoria, ocasião que restou comprovada que várias pessoas encontram-se assentadas em área desmatada e loteada entre os posseiros.

Ainda conforme a notificação, a prefeitura, bem como os secretários municipais de Meio Ambiente e Urbanismo de Rorainópolis devem realizar campanhas de conscientização e regularização fundiária com o objetivo de impedir a continuidade de invasões.

Conflito

As invasões iniciaram em janeiro e têm gerado conflitos entre as famílias ocupantes da área. A situação se agravou após uma tentativa de homicídio ocorrida no ultimo dia 17/02, ocasião em que o agricultor Francisco Pereira da Silva, de 70 anos, foi agredido a golpes de foice e teve a mão decepada.

Últimas Postagens