- 12 de novembro de 2024
Combate a desnutrição infantil
Os seis municípios de Roraima que fazem parte da Agenda para Intensificação da Atenção Nutricional à Desnutrição Infantil (ANDI) participam nesta quinta-feira (13), de uma oficina de sensibilização sobre o tema. O evento é voltado para profissionais, gestores e conselheiros de saúde de Alto Alegre, Amajari, Caracaraí, Iracema, Mucajaí e São João da Baliza e também aos profissionais de saúde que atuam no Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) Yanomani.
A programação será no auditório da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) durante o dia todo e contará com a participação de uma facilitadora do Ministério da Saúde (MS).
A gerente do Núcleo de Ações Programáticas de Alimentação e Nutrição, Maria do Livramento Rêgo, afirma que a principal intenção da oficina é a elaboração do plano de ação que deverá ser desenvolvido pelos municípios para combater a desnutrição infantil. “O plano deve especificar atividades que contribuam no enfrentamento a desnutrição, como levantar a situação nutricional de crianças de até cinco anos, e analisar os possíveis fatores determinantes da desnutrição”, destaca.
Livramento ainda explica que os planos de ação deverão passar pelo crivo dos Conselhos Municipais de Saúde. “Os conselhos devem avalizar as atividades, que também deverão ser submetidas no site do Ministério para que haja acompanhamento das ações”, completa.
Os municípios já receberam do MS o recurso para colocar em prática as ações referentes à desnutrição. Caracaraí recebeu a quantia de R$ 60 mil e os demais um repasse de R$ 45 mil, por apresentarem uma população inferior a 10 mil habitantes. Para executar o plano, os municípios deverão contar com a atuação da Equipe de Estratégia da Família para a localização e monitoramento dos casos de desnutrição. “As equipes terão de acompanhar as crianças individualmente para garantir que elas tomem a suplementação de Vitamina A e ferro.
Os profissionais terão de apoiar a implementação de ações de incentivo ao aleitamento materno e de alimentação complementar para crianças de até dois anos e acompanhar os beneficiários do Bolsa Família”, reitera.
ANDI
A Agenda visa à estruturação e qualificação de ações para o enfrentamento da desnutrição na rede de atenção à saúde em municípios com o número de crianças de baixo e muito baixo peso, com percentual superior a 10%. Os municípios de Caracaraí e São João da Baliza já pertencem a ANDI desde 2012 e recebem incentivo financeiro para o combate à desnutrição infantil. “Eles já estão com ações em andamento, e inclusive com plano sendo colocado em prática.
No caso destes dois municípios, a oficina vai auxiliar a explorar mais as ações e enriquecer o conhecimento”, explica Livramento.
Os outros quatro municípios aderiram a ANDI em 2013, por incentivo do Plano Nacional de Redução da Mortalidade Indígena, contemplou 26 municípios da região Norte, que possuem Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs).