- 12 de novembro de 2024
Mulheres discutem seus anseios
O Governo de Roraima por meio das secretarias da Promoção Humana e Desenvolvimento e do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes), iniciou nesta segunda-feira (10) a programação da 7ª Semana Estadual da Mulher. O evento foi aberto oficialmente com um com culto ecumênico realizado na Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo. A cerimônia reuniu mulheres de várias representatividades religiosas, servidoras públicas e autoridades.
Para ressaltar a importância das mulheres na sociedade, o evento tem como tema “Mulher: força para lutar, capacidade para transformar”. Durante o Culto desta segunda-feira, a apresentação das cantoras gospel Lia e Rebeca, emocionou os presentes com interpretação de um louvor.
Para a secretária da Promoção Humana e Desenvolvimento a semana da mulher enfatiza e homenageia todas as mulheres pela contribuição na construção da sociedade e no desenvolvimento do Estado.
“Nós mulheres já conquistamos e contribuímos muito com o desenvolvimento de Roraima, desde a mais simples servidora até aquela que tem a função de conduzir vários destinos. Temos grandes exemplos disso e, um deles é a nossa prefeita Teresa Surita que com garra e dedicação, desenvolve um trabalho ímpar em Boa Vista, nos servindo de modelo e incentivo”, disse.
Ainda de acordo com a secretária, as mulheres assumiram posicionamentos respeitados em todas as áreas e, portanto, merecem um evento dessa magnitude.
“Tenho um carinho especial por esta ação porque, foi a primeira que realizamos em 2008, antes mesmo de ser instituída a secretaria da Promoção Humana. Nossa intenção é dar visibilidade aos serviços oferecidos pelo governo às mulheres e demonstrar a importância e o valor que cada uma tem na sociedade”, completou.
A programação da 7ª Semana Estadual da Mulher segue até sexta-feira (14), incluindo oficinas de capacitação, atendimentos de saúde e palestras educativas.
Na quarta-feira (12), o ponto alto da programação será o atendimento em saúde específico para mulheres, que acontecerá na Policlínica Cosme e Silva, localizada na rua Delman Veras, S/N, no bairro Silvio Botelho. Na ocasião as mulheres serão consultadas por médicos especializados, como obstetras, endocrinologistas, clínicos gerais, ginecologistas, oftalmologistas, cardiologistas e pediatras.
As mulheres terão, também, acesso a exames de rotina, preventivos, ultrassonografia, aferição de pressão arterial, medição de glicemia, eletrocardiograma além de serviços de ótica.
A Semana Estadual da Mulher foi instituída em 2008 e, desde então, faz parte do calendário oficial de eventos do Governo do Estado.