00:00:00

Enchente na Amazônia

Luciano pede verbas para cheias


Em discurso na tribuna da Câmara dos Deputados, na tarde desta segunda-feira (10), o deputado Luciano Castro (PR/RR) fez um apelo ao Governo Federal para agilizar as ações ministeriais de ajuda aos estados atingidos pela cheia do Rio Madeira. A enchente inundou várias cidades em Rondônia e no Acre, deixando milhares de desabrigados nos dois estados.

A enchente do Rio Madeira inundou parte da BR-364, o que levou o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) a interromper totalmente o fluxo de veículos na altura do quilômetro 800. O trecho da estrada liga o Acre a Rondônia e é o único acesso terrestre para o resto do Brasil. Com a interdição o Acre está isolado por via terrestre.

“Eu quero aqui prestar minha solidariedade aos estados de Rondônia, Acre e do Pará, que tem sofrido com as enchentes que assolam muitas cidades. Falo isso, porque sou um deputado da região Norte, do extremo norte de Roraima, e sei das consequências que essas enchentes trazem à população, como trouxeram ao meu estado há cerca de dois anos atrás, quando o Rio Branco transbordou", aifmrou o parlamentar de Roraima.   

E acrecentou: "Mas é interessante como na região amazônica, no meu estado de Roraima, é exatamente esse o período de seca. E lá, nós só teremos chuvas  a partir de maio. Ora, somos um estado vizinho, com um regime de chuvas diferenciado, tanto que, nesse período, se trabalha mais nas construções das estradas".

Luciano fez um retrospecto do clima chuvoso na região da Amazônia Ocidental. E afirmou: "Quando chega maio, começam as chuvas em Roraima, diferentemente dos outros estados, como o Amazonas. Mas presto toda minha solidariedade a aquele povo amigo e peço ao Governo Federal  que estenda sua mão a toda aquela população que necessita, sem dúvidas nenhuma, de socorro e apoio para vencer as dificuldades deste momento difícil". 

Últimas Postagens