00:00:00

Saúde Itinerante

Caracaraí e Novo Paraíso recebem a equipe do programa Saúde Itinerante.


Ações de saúde no Sul

A população do município de Caracaraí recebeu a equipe do Departamento de Saúde Itinerante, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). O programa do Governo do Estado, executado por meio da Sesau, já atendeu todos os municípios da região Norte e, agora, atenderá os moradores da região Sul.

Desde a segunda quinze de janeiro, a Saúde Itinerante percorreu cerca de 1.140 km e atendeu os municípios de Pacaraima, Amajari, Normandia, Cantá, Mucajaí, Alto Alegre, e Bonfim e as principais vilas de cada município. A próxima ação de Saúde Itinerante será em Iracema e Campos Novos, nos dias 15 e 16 de março, respectivamente.

Neste sábado (8), os atendimentos ocorreram na Escola Estadual, João Rogelio Schuertz, na sede do município. No domingo (9), será a vez dos moradores do Novo Paraiso e adjacências.  A previsão é de que sejam realizadas duas mil consultas, no sábado 1.380, e 620, no domingo, em Novo Paraíso. 

Esta ação contará com um número maior de médicos. Serão 16 especialistas à disposição, entre oftalmologistas, cardiologistas, ginecologistas, dermatologista, ortopedista, pediatra, urologista, ultrassonografista, endocrinologista, otorrinolaringologista e clínico geral. 

O governador José de Anchieta fez um balanço positivo do programa que já atendeu aos moradores da região Norte. “O resultado foi acima das nossas expectativas. Essa parceria Governo do Estado e Secretaria de Saúde, levando saúde preventiva e corretiva, em alguns casos, tem sido um sucesso em função das dificuldades que as pessoas do interior têm para se locomover até Boa Vista. Em uma ação dessas se faz em um dia o que levaria meses pra fazer, tendo que ir à Capital pra marcar consulta e exames”, disse o governador, ressaltando que é “também a satisfação que a população tem em poder ter esse atendimento”.

Anchieta ressaltou a importância do Saúde Itinerante como uma ação continuada que não pode parar. “É um investimento alto, mas tá mais que claro e provado que é fundamental”.  Perguntado sobre a unidade hospitalar de Rorainópolis, adiantou que “até o dia 29 deste mês será inaugurado o tão esperado Hospital de Rorainópolis”.

O governador aproveitou para deixar uma mensagem às mulheres de Roraima pela passagem do Dia Internacional da Mulher, celebrado hoje, dia 8 de março. “Quero me congratular e parabenizar todas as mulheres do Estado. As mulheres indígenas, as ribeirinhas, as mulheres das vicinais, as servidoras, as mães, as filhas, esposas, que representam, na maioria das vezes, o esteio, o pilar central e o equilíbrio do lar”.  

Para o secretário de Saúde, Alexandre Salomão, esta é a maior ação de Saúde Itinerante que aconteceu este ano. “Devido à população de Caracaraí ser grande, a previsão é atender entre duas mil e duas mil e quinhentas pessoas nos dois dias. É um trabalho continuado do governo. É uma ação importante na detecção de doenças e que tem sido um sucesso de aprovação pela população e pelos profissionais que participam”, explicou.

De acordo com ele, “nos próximos 30 dias, o Saúde Itinerante terá percorrido todos os municípios e, a cada quatro meses, a equipe da Sesau irá visitar todos os municípios com uma ação semelhante a essa”, disse o secretário. 

Alexandre destacou ainda que “é uma ação importante porque sabemos da dificuldade de locomoção dessas pessoas até a Capital para atendimento especializado”.

Para o servidor da Companhia Energética de Roraima (CERR), Maurício Nazaré dos Santos, 46 anos, que aguardava por atendimento com o urologista, a Saúde Itinerante é uma boa oportunidade para que os moradores realizem consultas de toda a família em um só dia. 

“Acho ótima a ideia do governo de trazer até aos moradores dos municípios atendimento em várias especialidades. Aqui, nós não temos médicos especialistas nessa área, então precisamos desses serviços. O governo está de parabéns em disponibilizar uma equipe tão grande para nos atender. É caro sair daqui para Boa Vista, gastamos com a passagem, e, chegando lá, temos que gastar com alimentação e transporte. É muito importante todo esse trabalho”.

Satisfação também revelada pela professora Arlene Soares, 48 anos, que ia se consultar com o oftalmologista e ginecologista. Segundo ela, que é professora, é difícil deixar os alunos sem aula para ir a Boa Vista para se consultar. “Valeu a pena a iniciativa do governo. Esse programa veio para facilitar as nossas vidas. Estou muito satisfeita”.

Últimas Postagens