- 12 de novembro de 2024
A partir de agora os profissionais da área de saúde terão maior facilidade ao se inscrever nos cursos de especializações, nas áreas de Gestão da Educação na Saúde para Preceptores do SUS, Gestão da Clínica nas Regiões de Saúde e Gestão da Regulação em Saúde no SUS. As mudanças são asseguradas após retificações feitas no edital, pela Comissão organizadora do certame.
As mudanças referem-se, especialmente à exigência de entrega da documentação, durante o período de inscrição, de forma que, referido item foi dispensado, sendo obrigatória a entrega da documentação apenas no ato da matrícula.
Conforme a diretora da Escola Técnica de Saúde do SUS (ETSUS), Tânia Soares, a mudança foi autorizada, para facilitar o processo de inscrição. “ Fomos contactados por muitos candidatos que estavam com dificuldades de enviar os documentos, o que poderia influenciar no número de inscritos, pois vários candidatos informaram que não estavam conseguindo escanear os documentos e concluir o envio, como exigia o edital. Por isso, decidimos flexibilizar e com isso facilitar o processo de inscrição, para que todos os candidatos interessados tenham acesso ao certame.”
Em relação aos demais itens do edital não houve mudança, de forma que as inscrições poderão ser feitas até o dia 10 de março, via online, pelo endereço eletrônico, http://iep.hsl.org.br, no link: Projetos de Apoio ao Sus. Mais informações poderão ser consultadas no edital, disponível no site da Sesau (www.saude.rr.gov.br).
O cronograma de execução dos cursos segue sem alteração. Portanto, a lista final de aprovados será divulgada no dia 19 de março. As aulas iniciam nos dias 2 e 3 de abril de 2014. As especializações serão oferecidas pelo Ministério da Saúde em parceria com o Hospital Sírio Libanês. Em Roraima, a Escola Técnica de Saúde do SUS (ETSUS) é parceira da iniciativa. Para as especializações são oferecidas 108 vagas, distribuídas nos três cursos, para profissionais dos 15 municípios de Roraima, todas gratuitas, complementou Tânia.
Os cursos serão desenvolvidos na modalidade presencial e com utilização de recursos da educação a distância, com carga horária total de 360 horas. Serão realizados encontros presenciais mensais com duração de três dias. Os módulos serão realizados em um período de nove meses. O local dos encontros ainda será definido.
PARCERIA
Os cursos serão ministrados na sede da Fundação Universidade Virtual de Roraima (Univirr), no bairro Pricumã. A escolha do local é resultado de uma parceria que vem sendo reforçada entre a Univir e a ETSUS.
“Esperamos estreitar ainda mais esse laço educacional entre as duas instituições, tanto que planejamos para 2014, iniciar cursos a distância promovidos pela ETSUS, e executados com a estrutura da Univir, como por exemplo, a formação das primeiras turmas de agentes comunitários”, finalizou Tânia.