- 12 de novembro de 2024
Língua estreita laços
O presidente do Serviço Social do Comércio em Roraima (Sesc-RR), Airton Dias, recebeu na manhã desta sexta-feira, 7, os consultores e representantes da Instituição Guianense Conservation International. O encontro serviu para estreitar os laços de intercâmbio cultural e lingüístico dos dois Países.
Os consultores René Edwards, Edhert Ralph, Xitus Antone, Behi Barzegar e Ralph Smith apresentaram o projeto ''Rupunini Low Carbon Livelihood'', que promove um intercâmbio cultural e lingüístico nos segmentos do turismo, artesanato, empreendedorismo, preservação do meio ambiente, cultura e aperfeiçoamento da língua portuguesa e inglesa.
Na visita, a Conservation International busca promover parcerias para a integração através de eventos e excursões. Desta forma, serão promovidos capacitações para brasileiros e guianeses, além de oportunidades para exposição de ambas as culturas, costumes, comidas típicas e diversos outros produtos.
De acordo com o presidente do Sesc, Airton Dias, essa parceria contribuirá não só para o Sesc e Senac, mas também para todo o estado de Roraima. ''Queremos alavancar a classe comerciária no estado, usar nossos alunos para essa interação e assim buscar o crescimento cultural e social. Certamente será uma relação mais próxima e duradoura, pois nossos vizinhos atuam de forma planejada e focada em resultados positivos", afirmou.
René Edwards, coordenador do projeto, disse que a parceria beneficiará as comunidades indígenas existentes na Guiana. ''As comunidades precisam de apoio. Os costumes, valores e produtos confeccionados por eles precisam ser repassados. Além disso, o Brasil tem muito para oferecer também, mas essa ligação nem sempre acontece. Queremos unir os Países com essa parceria'', disse René.
O presidente destacou ainda que a ação é sempre discutida nos eventos culturais promovidos pelo Sesc, onde há Iniciativas de integração devido o estado ser tríplice fronteira. ''Sempre mantivemos contato e já realizamos eventos integrados. O importante é que vamos fortificar essa interação e por em prática projetos que promovam a valorização da cultura'', completou o presidente Dias.