- 12 de novembro de 2024
Ação terá 16 médicos atuando
A ação de saúde itinerante neste final de semana terá como destino o município de Caracaraí e a localidade Novo Paraíso. No total, a população receberá 2 mil consultas, serão 1.380 atendimentos no sábado, (08) e 620, no domingo, (09) em Novo Paraíso. Na sede do município, a ação se concentrará na Escola Estadual João Rogélio.
A ação contará com um número maior de médicos. Serão 16 especialistas à disposição, entre oftalmologistas, cardiologistas, ginecologistas, dermatologista, ortopedista, pediatra, urologista, ultrassonografista, endocrinologista, otorrinolaringologista e clínico geral.
Conforme o diretor do Departamento de Políticas de Saúde Itinerante (DPSI), Erich Volney Berger, esta será primeira vez que a ação terá um otorrinolaringologista na equipe de saúde itinerante. Ele explica que as especialidades médicas também são uma indicação do município, conforme a necessidade local. “Existe uma demanda da região com relação aos atendimentos de otorrinolaringologista e nossa intenção é supri-la levando o profissional até a população”, completa.
Em Novo Paraíso, os atendimentos serão voltados à saúde da mulher, do homem e da criança. “Teremos ginecologista, urologista, pediatra, dermatologista, clínico geral e dois oftalmologistas”, disse, complementando que os pacientes que apresentam problemas oftalmológicos, logo após a consulta podem realizar o pedido do óculos no local. O paciente é encaminhado para a estrutura da Regulação (CGRAC) onde é emitido o formulário específico para aquisição do óculos e ali mesmo escolhe o modelo de armação e no prazo de 30 dias, a equipe volta para entregar os óculos.
Na ação também serão disponibilizados outros serviços como a realização de eletrocardiogramas, ultrassonografias ginecológicas e serviços de triagem, como teste de glicemia, aferição de pressão e pesagem das crianças. A população também irá receber medicamentos básicos da farmácia instalada, mediante apresentação da receita médica.
Com o apoio da Coordenação Geral de Vigilância em Saúde (CGVS) serão distribuídos hipoclorito de sódio, preservativos e material educativo sobre dengue, malária, tuberculose e hanseníase.
Desde a segunda quinze de janeiro, a Saúde Itinerante já percorreu cerca de 1.140 km. A ação já aconteceu nos municípios de Pacaraima, Amajari, Normandia, Cantá, Mucajaí, Alto Alegre, e Bonfim. E também abrangeu as localidades de Boca da Mata, Trairão, Raposa, Vila Félix Pinto, Apiaú e Paredão.
A próxima ação de Saúde Itinerante deverá ser em Iracema e Campos Novos, nos dias 15 e 16 de março, respectivamente.