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Interdição da BR-174

Dnit libera trecho da BR-174 para carros de pequeno porte.


Ponte móvel para liberar BR

Manaus - Caminhonetes e carros de passeio impedidos de trafegar pelo Km 58 da Rodovia BR-174, após uma erosão no sentido Manaus/ Presidente Figueiredo, tiveram a passagem liberada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), às 16h de hoje. Segundo o superintendente do órgão no Amazonas, Fábio Porto Galvão, o tráfego de veículos pesados, no trecho que depende ainda da instalação de uma ponte metálica cedida pelo 2º Grupamento de Engenharia do Exército Brasileiro, deve ser normalizado apenas na tarde de amanhã.

“O Exército está fazendo um reconhecimento do nosso alojamento e da viabilidade de instalação da ponte de guerra, conhecida como Bailey e atualmente sediada no 6º Batalhão de Engenharia de Boa Vista”, informou Galvão.

A previsão do Dnit é que a estrutura, transportada por uma carreta, chegue ao local interditado, às 7h desta terça-feira e comece a ser montada por 30 homens do 6º Batalhão, na quarta-feira de manhã. Conforme análise de engenheiros do Dnit, o rompimento de um bueiro com cerca de 40 anos de existência foi o responsável pela abertura da cratera na pista que liga Manaus a Boa Vista. “As chuvas de sábado para domingo acabaram contribuindo para que o solo não suportasse a carga de água e cedesse”, explicou Galvão.

Segundo o policial rodoviário federal Erlon leal, até as 17h de ontem, pelo menos 200 veículos de pequeno porte já haviam retomado viagem em ambos os sentidos. A passagem de pedestres também era coordenada, em esquema de rodízio com os veículos, por guardas municipais, policias rodoviários e membros da Defesa Civil. Um pequeno trecho do lado esquerdo da pista e parte do meio fio eram utilizados para a passagem dos veículos.

No sentido Presidente Figueiredo/ Manaus, pelo menos dez ônibus e caminhões carregados com frutas aguardavam a definição de quando o tráfego será normalizado. Para evitar que as bananas e melancias com destino a Manaus não estraguem, homens realizarão o transporte dos produtos, a partir das 9h de amanhã.

“Um caminhão cheio de banana e melancia pesa em média 20 toneladas, enquanto que um veículo de passeio não chega nem a uma tonelada”, esclareceu Galvão. De acordo com o Dnit, não era descartado o desmoronamento do restante da pista, caso uma nova chuva caísasse ontem no local. Um desvio da água foi feito para um bueiro próximo ao que rompeu. Até as 19h30 de ontem, Galvão estava reunido com o comando do 2º Grupamento de Engenharia do Exército.

Pontes usadas pelo Exército preenchem vãos de 60 metros

Desenhadas para uso militar, as Pontes Bailey portáteis e pré-fabricadas são capazes de completar vãos de até 60 metros. Com elementos leves e comuns, a estrutura metálica pode ser transportado em viaturas e suporta a travessia de veículos de até 26 toneladas.

Segundo o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Fábio Porto Galvão, está será a segunda vez que uma Ponte Bailey será instalada no Amazonas.

O primeiro uso de uma ponte do tipo para viabilizar o tráfego de veículos pesados, no Amazonas, foi requisitado ao Exército, em 2005, após um deslizamento de terras no quilômetro 103 da BR-174.

Em 2011, uma ponte modelo Bailey também foi instalada pelo Comando da 5ª Região Militar/5ª Divisão de Exército, no Km 01 da Rodovia PR-408, sobre o Rio Sagrado II, após solicitação do governo do Paraná. A estrutura serviu como desvio para trechos interditados após deslizamentos de terra, gerados por chuvas, na região.

Para realizar a montagem da ponte, militares do 5º Batalhão de Engenharia de Combate, sediado em Porto União/PR, iniciaram o deslocamento do equipamento um dia antes da montagem, sendo necessário um dia inteiro para a conclusão da instalação.

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