00:00:00

Saúde Itinerante

No sábado de Carnaval, equipe de saúde estará em Bonfim.


Atendimento será no Bonfim

Neste sábado de Carnaval, 1º de março, a Secretaria Estadual de Saúde de Roraima (Sesau), por meio da equipe móvel do Departamento de Saúde Itinerante, estará na sede do município de Bonfim. As ações serão realizadas na escola municipal Ribeiro José da Silva, no Centro. As atividades iniciam às 8h e serão realizadas durante todo o dia.

Para esta ação serão disponibilizados 12 médicos, sendo três nas áreas de oftalmologia, ginecologia (2), sendo um deles ultrassonografista, urologia, clínica médica, pediatria, dermatologia, cardiologia e ortopedia. Haverá ainda autorização para confecção de óculos, distribuição de preservativos e orientações de saúde.

Conforme o diretor do Departamento de Políticas de Saúde Itinerante (DPSI), Erich Volney Berger, desde o início da programação em 2014, esta será a segunda vez que a equipe levará um profissional de ortopedia, atendendo à solicitação da gestão municipal.

Para a região do Bonfim foi identificada, segundo Berger, a necessidade de um reforço nas ações de saúde na área de ortopedia. “A maioria dos atendimentos será de consultas clínicas, onde serão avaliadas dores musculares, nas articulações, problemas de coluna e pacientes com doenças ósseas, como osteoporose por exemplo”, esclareceu.

Serão realizadas cerca de 1.060 consultas, além de procedimentos, como eletrocardiograma, aferição de pressão e serviços de farmácia, entrega de medicamentos da rede básica, exames como ultrassonografia abdominal total. Na ação será disponibilizada também autorização para confecção de óculos. 
“Durante o atendimento com o oftalmologista, se for necessário o paciente já passará pela equipe da ótica e da regulação, para que seja solicitada a aquisição dos óculos, que deverão ser entregues 30 dias, após a visita da equipe”, complementou.

Os serviços de consultas e exames serão voltados para demanda reprimida e posteriormente demanda espontânea. “ Ao definir a localidade, a Sesau faz, com uma semana de antecedência, o diagnóstico das principais necessidades na área de saúde, depois é feita uma visita técnica para confirmar essas necessidades e planejar o atendimento durante a visita da equipe, desta forma que, depois de atendidas todas demandas já identificadas, a equipe estará disponível para atender outras necessidades, que por ventura possam surgir no sábado”, complementou.

A Coordenação Geral de Vigilância Sanitária (CGVS) participará com uma equipe de 16 profissionais, que fará a distribuição de preservativos masculino e feminino, orientação educativa sobre os programas disponíveis na coordenação, distribuição de hipoclorito e orientação sobre a prevenção e tratamento de doenças como dengue, malária, hanseníase, tuberculose e os agravos não transmissíveis, como hipertensão e diabetes.

CALENDÁRIO

Até agora a equipe do Departamento de Saúde Itinerante visitou os municípios de Pacaraima, Amajari, Normandia, Cantá, Mucajaí e Alto Alegre. 

As visitas continuam até que todos os municípios de Roraima recebam os serviços disponibilizados pela equipe.

Últimas Postagens