00:00:00

Albert Einstein

Serviço de Telemedicina é implantado no Hospital Geral de Roraima.


Telemedicina implantado em BV

Os profissionais que atuam no Grande Trauma e na UTI do Hospital Geral de Roraima a partir de agora poderão contar com o respaldo 24 horas de especialistas da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein (HIAE). O projeto “Telemedicina no Apoio Diagnóstico e Terapêutico ao Doente Grave nas Emergências” foi lançado no Estado na manhã desta quarta-feira (27). Na ocasião, médicos, gestores e demais profissionais de saúde do HGR foram capacitados pela equipe médica do Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo.

O projeto de Telemedicina, que integra o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), consiste na instalação de uma Central de Telemedicina - portátil/móvel -, com recursos de áudio e vídeo - para comunicação, em tempo real, nas unidades de emergência e nas salas de terapia intensiva dos hospitais credenciados para receber o serviço.

O equipamento permite que, por meio da Telemedicina, os médicos do HGR possam se conectar com médicos do Hospital Albert Einstein, com o objetivo de chegarem, por exemplo, a um diagnóstico mais conclusivo do paciente grave. “Por intermédio da Telemedicina, os médicos daqui vão poder tirar dúvidas, quando houver, acerca de dosagem de medicamentos, procedimentos clínicos e até exames mais delicados”, enfatizou o coordenador do projeto Telemedicina, Milton Steinman.

Steinman explica que o HGR foi um dos hospitais indicados pelo SUS em virtude da grande demanda na unidade. “Na emergência, tem uma gama de situações e em alguns casos o profissional não tem no momento, o expertise necessário ou conhecimento pleno deste agravo e pelo Telemedicina poderá compartilhar em tempo real com um médico de plantão e agregar muito valor ao tratamento do paciente” , esclarece. Steinmain destacou que, por meio do Telemedicina, o médico do Albert Einstein vai poder conversar, inclusive, com o próprio paciente. “O recurso é móvel possibilitando uma proximidade com paciente e permitindo a visualização e interação do médico com  o mesmo”.

Para realizar este trabalho, o HIAE disponibiliza cirurgiões, intensivistas, neurologistas, cardiologistas e especialistas em imagens. O diretor-geral do HGR, Douglas Teixeira, afirma que em todos os casos da medicina uma segunda opinião é muito importante, ainda mais quando se trata de pacientes graves ou críticos . “O Telemedicina vem nos dar o suporte de uma instituição de referência como Albert Einstein. Com isso, os médicos que estão na ala vermelha, no Grande Trauma e na nossa UTI terão respaldo de profissionais especializados e compromissados com o paciente”, ressalta.

De acordo com o médico coordenador do Trauma do HGR, Gláucio Pires, a parceria vai enriquecer o serviço prestado. “Além de nos propiciar um link com outro serviço que já tem uma vivência nesta área, os nossos profissionais terão a possibilidade de ser capacitados e ampliar o conhecimento”, avalia. O equipamento já estará à disposição para uso dentro da unidade a partir desta quinta-feira (28).

Últimas Postagens