- 12 de novembro de 2024
Municípios discutem saúde
Em Roraima, as articulações para a Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CNST), que acontecerá em novembro deste ano já iniciaram. Três membros do Conselho Estadual de Saúde (CES) estão se reunindo com gestores dos municípios para definir as etapas macrorregionais, conferências que antecedem as fases estadual e nacional.
Nesta quarta-feira, 26, às 15h, no auditório da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a Comissão Permanente de Acompanhamento e Avaliação da Gestão do SUS esteve reunida com vários pontos de pauta, entre eles, o indicativo de data e local da Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora.
Na sexta-feira, 28, será a vez dos membros do CES reunirem com os nove gestores municipais da região de saúde Monte Roraima, a CIR-Norte (Comissão Intergestores Regionais). A pauta é decidir o dia e local da conferência macrorregional. A reunião de preparação será na Secretaria Municipal de Alto Alegre. Os municípios que fazem parte do CIR-Norte, são Boa Vista, Cantá, Mucajaí, Bonfim, Normandia, Alto Alegre, Amajari, Pacaraima e Uiramutã.
A secretária-executiva do CES, Marília Almeida, interlocutora nas conversações, lembrou que os municípios que compõem a CIR-Sul, a região de saúde Rio Branco, já definiram a data e local da conferência. “A conferência acontecerá nos dias 23 e 24 de maio. O município de Rorainópolis será sede da conferência CIR-SUL, que receberá também os de Caracaraí, Iracema, São João da Baliza, São João e Caroebe”, enumerou.
Segundo a secretária, o trabalho desde a preparação até a realização das conferências nos três âmbitos está sendo em conjunto com os Centros de Referências Saúde do Trabalhador (Cerest). Ela comentou, inclusive, que os investimentos são do Ministério da Saúde (MS), mas possuem contrapartida também do Cerest. “Será investido para cada macrorregional R$ 40 mil, e para a estadual R$ 50 mil”, contou Marília.
A representante da Central Única dos Trabalhadores no CES, Rosa Maria Barroso, frisou que o Estado está atendendo a Resolução 494/2013, em que todos os estados precisam propor diretrizes para a implementação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador/a, na 4ª conferência Nacional. “A própria resolução determina que é preciso realizar as macrorregionais e depois a estadual, e tem mais, precisa seguir um cronograma estabelecido de datas”, afirmou.
A primeira etapa é a macrorregional, que deve ser realizada até 31 de maio. A etapa estadual é até 30 de junho de 2014. Já a 4ª Conferência Nacional acontece de 10 a 13 de novembro de 2014. “Na estadual elegeremos oito delegados para participarem da etapa nacional, obedecendo à paridade prevista na 453/2012 do CES”, ratificou.
Na oportunidade, Marília enfatizou que as conferências são importantes, pois são espaços amplos e legítimos para elaborar propostas de melhorias à saúde dos trabalhadores, considerando os princípios da integralidade e intersetorialidade nas três esferas de governo.