00:00:00

Trânsito

Lançada a Campanha “Se beber, chame um táxi”.


Detran faz campanha por 2 meses

Com a proximidade das festas de carnaval o Governo de Roraima lançou na manhã desta quarta-feira (26) a campanha “Se beber, chame um táxi”, uma iniciativa do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) em parceria com mais de 20 órgãos públicos e privados que visa mudar o hábito das pessoas que saem de casa conduzindo veículos e que fazem a ingestão de bebida alcoólica em bares, restaurantes e festas.

Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) cerca de 70% dos leitos do Hospital Geral de Roraima são ocupados por vítimas de acidente de trânsito. De acordo com o governador José de Anchieta, a meta é reduzir em 30% os acidentes e trabalhar educação no trânsito de forma preventiva. “Se a campanha salvar uma vida, já se justifica, pois a vida humana não tem preço. É preciso conscientizar a população para os riscos de misturar álcool e direção”, disse.

A campanha se estenderá por dois meses, podendo ser prorrogada. Durante este período serão utilizados adesivos, cartazes, camisetas, busdoor, divulgação na mídia para identificar os locais que aderiram à campanha. “Em Roraima as pessoas não têm a cultura de usar o táxi convencional, por isto foram feitos contatos com as cooperativas de táxi, visitas a bares, casas noturnas e restaurantes para que todos os usuários que fizerem o uso de bebida alcoólica nestes estabelecimentos terão desconto de 10% usando os táxis das cooperativas conveniadas”, explicou Edgilson Dantas, diretor-presidente do Detran.

Para Jorge Fraxe, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Roraima (OAB/RR) que é parceira na campanha, é fundamental investir na educação no trânsito para evitar acidentes que podem gerar sérias consequências. “O trânsito é uma bandeira importante para a preservação da vida, pois se podemos investir em prevenção é possível alocar os recursos gastos com as vítimas de trânsito em outras demandas da saúde”, enfatizou.

Por meio das cooperativas a população poderá chamar um táxi antes mesmo de ir para algum dos estabelecimentos parceiros do Detran. Caso o condutor saia de carro e após beber necessite voltar de táxi, as cooperativas poderão verificar a possibilidade de enviar outro taxista para levar o veículo para a casa do cliente. “Percebemos o envolvimento de instituições séria e essa iniciativa só vem trazer benefício à população, a saúde e ao trânsito de  nossa cidade”, afirmou Francisco Felipe de Sousa, presidente da cooperativa de Taxi Rio Branco.

Últimas Postagens