00:00:00

Apresentação Teatral

Auditório do IFRR abre as portas para encerar grande peça.


Dom Quixote versus Lampião

Dom Quixote versus Lampião é uma peça com base na poesia “DESAFIO ENTRE LAMPIÃO E DOM QUIXOTE” de Selma Maria Tenório  Nunes, com adaptações para teatro, realizadas pela acadêmica do curso de Letras Espanhol do Instituto Federal Larisse Kariny Craveira, com o apoio do projeto INOVA que incentiva novas ações de ensino.

A peça é uma mescla entre a cultura brasileira, espanhola e o lúdico. Dom Quixote de La Mancha é de autoria de Miguel de Cervantes, a obra ressalta a vontade da personagem Dom Quixote, em viver grandes aventuras e ser considerado um verdadeiro cavaleiro. Ele sempre conta com o fiel amigo Sancho Pança e em sua vontade de ser um cavaleiro, encontra o amor em Dulcinéia, uma camponesa que vira dama da nobreza.

Em contrapartida, temos Lampião, cangaceiro valente do sertão, temido e amado por muitos, transformado em herói nordestino, participe da cultura brasileira, cuja dificuldade o transformou em um homem destemido que na batalha da vida empunhava seu facão, ladeado por sua amada Maria Bonita, mulher valente, atrevida e guerreira do sertão, ambos fizeram história e até hoje viajam na imaginação de toda uma nação.

Dom Quixote versus Lampião busca trazer um contexto atual, onde as tecnologias são absurdamente utilizadas, mas sem o enriquecimento das artes e cultura. Para isso, foram criadas as fadas Tecnus e Tempus. Tecnus é a fada da tecnologia, que enlouquece os seres humanos com produtos tecnológicos. Ela é uma fada dócil e inquieta, porém, não se dá conta da má utilização dos suas tecnologias. A Tempus é a fada do tempo, completamente desajeitada, ela não gosta de ser vista por humanos e sempre tenta levar sua atividade muito a sério. Ela controla o tempo de todo o planeta, mas não consegue controlar seu próprio tempo e acaba criando muitas confusões, uma delas é o encontro entre Lampião e Dom Quixote. O que poderá acontecer nesse encontro? Uma excelente peça a todos.

Últimas Postagens