- 12 de novembro de 2024
O presidente do Sistema Fecomércio-RR, Airton Dias, participou de um encontro promovido pelas Federações do Comércio do Amazonas e de Rondônia, nesta terça-feira, 25, na cidade de Manaus-AM. O convite foi feito pelos respectivos presidentes das federações, José Roberto Tadros e Raniery Araújo Coelho, para discutir diversos assuntos para o desenvolvimento regional.
O evento contou coma palestra do governador de Rondônia, Confúcio Moura, que abordou os aspectos positivos da restauração da BR-319, que liga as capitais Porto Velho e Manaus. Mais de 100 empresários da região Norte estavam presentes no encontro.
Para o presidente Airton Dias, os temas abordados são de total interesse para Roraima, uma vez que a rede de transporte de mercadorias para o segmento do comércio de toda a região Norte se beneficiará diretamente com a conclusão da BR-319. Ele destaca também que a participação de empresários na discussão de melhorias para o setor é de extrema importância.
"Esse é o nosso papel, como representantes do comércio: promover e viabilizar o desenvolvimento. As federações do Comércio do Amazonas e de Rondônia estão dando um exemplo de como trabalhar em conjunto e de maneira colaborativa para melhorar as condições de atuação do empresariado da Amazônia Legal. Estamos à disposição para contribuir diretamente nesta luta pelo desenvolvimento de nossa região", destacou o presidente Dias.
De acordo com estudos realizados em Porto Velho, mais de 90% das mercadorias vendidas e adquiridas pela Zona Franca de Manaus passam pela capital rondoniense. "A ideia é que não sejamos somente um ponto de passagem, mas sim, que se aumentem as relações de benefícios entre as duas capitais, e consequentemente, melhore as relações com as demais cidades do Norte", disse Raniery Araújo Coelho, da Fecomércio Rondônia.
A reunião também colaborou para a discussão de estratégias para atuação junto à Esfera Federal, para promover a celeridade de projetos de infraestrutura e de investimentos em logística, considerados indispensáveis para o desenvolvimento da Amazônia Legal.