- 12 de novembro de 2024
Durante a reunião do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), ocorrida durante toda a manhã desta terça-feira, 25, o comandante da Polícia Militar, coronel Edison Prola, falou que vai reforçar o patrulhamento no baixo Rio Branco. O secretário de Segurança Pública, Francisco Sá Cavalcante anunciou que está sendo apresentado projeto para aquisição de embarcações que darão suporte às operações policiais em vias fluviais do Estado.
As ações integradas de Segurança, as discussões e decisões tomadas no GGI, segundo Edison Prola, são extremamente importantes para uma qualidade melhor nos serviços de segurança ofertados ao cidadão.
Ele informou que a PM está atuando na área Yanomami em apoio a Fundação Nacional do Índio (Funai) para combater o garimpo ilegal, a questão do meio ambiente e o assoreamento do Rio Uraricuera.
Enfatizou que há a necessidade de um patrulhamento efetivo 24 horas no baixo Rio Branco durante o ano todo. Disse que as operações conjuntas das Polícias Estaduais o Ibama, Funai, Polícia Federal e outras instituições tendo como foco a pesca predatória, o tráfico de quelônios, são importantes, mas é necessário observar que a região tem umas 15 vilas e mais de três mil moradores ao longo do baixo Rio Branco.
"Temos registros da atuação do tráfico de drogas e a entrada de armamento no Estado via fluvial. Há um projeto antigo de construirmos uma balsa para colocar na Foz do Rio Branco com todo o apoio para policiais civis, militares para que possamos inibir a entrada de indivíduos que queiram incidir na criminalidade nessa região e levar mais proteção aos moradores", disse.
Segundo Prola, esse patrulhamento é importante para que o Estado volte seus olhares para a questão fluvial.
"Somos uma região amazônica, temos uma série de rios que cortam todo o nosso território e não podemos fechar os olhos para esse tipo de policiamento. É necessário um investimento, inclusive com recursos federais na Companhia Independente de Policiamento Ambiental e, montarmos um policiamento ostensivo no baixo Rio Branco e coibir a criminalidade naquela região", disse.
Segundo o secretário de Segurança, Sá Cavalcante, a Divisão de Convênio da SESP elaborou projeto para aquisição de embarcações juntos a SENASP para assim fortalecer as ações de segurança nos rios de Roraima.
"Estamos apresentando o projeto ao vice governador e vamos buscar recursos junto ao Governo Federal para adquirirmos essa embarcação que abrigará policiais civis, militares, bombeiros, técnicos da Femarh e da Sefaz, levando e fortalecendo a presença do poder público naquela área", disse.