- 12 de novembro de 2024
Tecnologia da informação
O Gabinete de Gestão Integrada (GGI), se reuniu durante toda a manhã desta terça-feira, 25, para discutir políticas públicas que devem ser implementados em Roraima, sendo uma delas a criação da Câmara Temática da Tecnologia da Informação que vai dar suporte na instalação do Portal do Sistema Nacional de Estatísticas de Segurança Pública e Justiça Criminal (Sinesp)
A 48º Reunião Extraordinária do GGI, foi coordenada pelo vice-governador Chico Rodrigues e aconteceu na Secretaria de Segurança Pública (SESP). Participaram também o secretário de Segurança, Francisco Sá Cavalcante, a delegada geral adjunta, Eliane Gonçalves, diretores de Departamentos da Instituição, o comandante da PM, coronel Edison Prola e oficiais da corporação, o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Leocádio Menezes, e uma equipe de oficiais, o secretário de Justiça e Cidadania, coronel Waney Vieira, o diretor Presidente do Detran,Edgilson Dantas, com uma equipe de diretores, o diretor da Academia de Polícia Integrada Coronel Santiago, coronel Paulo Sérgio, o secretário municipal de Segurança e Trânsito Urbano, Gerson Moreno, a presidente da Agência de Defesa Agropecuária de Roraima, Rosirayna Remor e representantes da Guarda Civil Municipal, Polícia Federal, da Agência Brasileira de Inteligência, Receita Federal e outras instituições.
Um dos temas tratados foi em relação a instalação dos postes do Programa "Crack é possível vencer". O programa contempla o monitoramento por vídeo em três praças de Boa Vista: Mané Garrincha, Cambará e Germano Sampaio.
O monitoramento será feito por Guardas Civis Municipal no interior de um ônibus que será a Central de Monitoramento. O ônibus já está em Boa Vista e, também dois veículos Fiesta, duas motocicletas que darão suporte no policiamento específico nessas praças.
Além disso, a Secretaria de Segurança Pública já recebeu 50 pistolas Sparks (arma não letal) e 100 espargidores de pimenta. Oitenta profissionais de Segurança Pública entre policiais Militares, Civis e Guardas Municipais foram capacitados.
Para a implantação do programa está faltando agora a instalação dos postes onde serão colocadas as câmeras de monitoramento.
Outro ponto considerado positivo da reunião, foi a instalação do Gabinete de Gestão Integrada do Município de Boa Vista a ser presidido pelo secretário Municipal de Segurança Urbana e Trânsito, Gerson Moreno.
Os gestores trataram ainda sobre a criação da Câmara Temática de Segurança nos balneários e da Câmara Temática de crimes alfandegários. A Institucionalização do Conselho Estadual de Turismo Náutico foi outra pauta abordada durante a reunião do GGI.
O secretário de Segurança Pública, Francisco Sá Cavalcante, destacou a importância da instalação da Câmara Temática da Tecnologia da Informação, que será a responsável por acompanhar a implantação do Portal do Sinesp em Roraima.
"Desta forma, o Portal terá instrumentos para a coleta de informações que abrangem o módulo de Ocorrências criminais e atividades de Polícia que vai monitorar 50 tipos de delitos diferentes, caracterizando vítimas, agressores e a presença de armas. Com isso teremos vários benefícios para o Sistema de Segurança como o Boletim de Ocorrência Eletrônico, Inquérito Eletrônico, melhoria na inteligência. Tudo reflete na melhoria da Segurança pública do Estado", disse.
Recursos contra crimes ambientais
Durante a reunião do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), o vice-governador Chico Rodrigues anunciou a liberação de R$ 13,2 milhões pelo Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), a fundo perdido, para a proteção e prevenção de crimes ambientais. O recuso foi aprovado, após proposta apresentada pelo Corpo de Bombeiros.
Segundo Chico Rodrigues, o GGI precisa sistematizar todas as suas ações tanto na área de segurança, quanto do meio ambiente para que possa fortalecer a presença do Estado na proteção do cidadão.
"Obviamente que com a ação integrada desses segmentos poderemos fazer com que essas câmaras temáticas em cada uma dessas áreas possam se reunir e com um planejamento estratégico possam prevenir eventos indesejados pela sociedade", disse.
A proteção e a prevenção de crimes contra o meio ambiente em Roraima, ganhou reforço considerado por ele como positivo.
"A equipe do Corpo de Bombeiros, sob a nossa orientação apresentou uma proposta no final do ano de 2013 ao BNDES para que pudéssemos ser contemplados com o programa Roraima Verde e CAR - Cadastro Ambiental Rural, um recurso a fundo perdido, que não é oneroso ao Estado, para atender com estrutura de equipamento, de material e capacitação de pessoal, a proteção e prevenção de crimes ambientais. Com isso poderemos ampliar todas as ações de proteção ambiental e fazer com que Roraima se destaque em relação a outros estados da Amazônia. Foi uma grande conquista", comemorou.