- 12 de novembro de 2024
Aderr recebe veículos
Francisco Espiridião/ Secom
O vice-governador Chico Rodrigues fez a entrega de cinco picapes S-10 cabine dupla para a Agência de Defesa Agropecuária de Roraima (Aderr), no final da manhã desta terça-feira (25). O evento contou com a participação da deputada estadual Aurelina Medeiros.
Os veículos fazem parte de uma conjuntura do Estado que visa a cumprir o Plano de Ação de Combate à Febre Aftosa, firmado entre o Estado e o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), durante a visita do ministro Antônio Andrade a Roraima, em 28 de janeiro deste ano.
O plano tem o objetivo de fazer o Estado alcançar as metas estabelecidas pelo MAPA para que possa ser considerado área livre da febre aftosa ainda neste ano de 2014. A diretora-presidente da Aderr, Rosirayna Remor, disse que “o órgão vem cumprindo rigorosamente as recomendações do MAPA dentro do cronograma estipulado para avançar na avaliação do Ministério”, argumentou.
Além dos veículos, a Aderr firmou convênios de cooperação com a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento (Seplan), para que seja executado o georreferenciamento de todas as propriedades do Estado, além de convênios com as Polícias Civil e Militar para dar apoio às equipes de fiscalização móvel e barreiras sanitárias.
Dos cinco veículos entregues, um será empregado na Unidade de Defesa Agropecuária do Município de São João da Baliza; dois nas fiscalizações móveis das Diretorias de Defesa Animal e Vegetal; um para o núcleo de Saúde Sanitária e fiscalização de eventos agropecuários e, o último, para a Diretoria de Defesa Animal, Supervisão e Gerência de Monitoramento e Controle.
O vice-governador destacou que “a função básica da Aderr no controle fitossanitário vegetal e animal é muito importante porque mostra o Estado mais presente junto ao produtor rural”. A fiscalização e controle, segundo ele, ficarão “mais eficientes”.
A entrega dos veículos é parte dessa busca por eficiência. “Vamos dar melhores condições de trabalho aos nossos profissionais agrônomos e técnicos agrícolas, para que aumentem a eficiência e, em relação à febre aftosa, essa é uma ação muito rápida que o governo está fazendo”, destacou Chico Rodrigues.
Para o vice-governador, o controle “eficiente e efetivo” vai se tornar agora mais visível para a população, especialmente para os produtores, “atendendo, assim, a todos os mandamentos do Ministério da Agricultura para que possamos definitivamente erradicar a febre aftosa no nosso Estado, dando tanto ao pequeno, médio e grande produtor maior segurança para que possa ampliar suas atividades.”
Chico lembrou que as ações implantadas na Aderr são uma “pronta resposta” do governo do Estado no cumprimento das recomendações do MAPA. “Eu diria que temos um quadro técnico da melhor qualidade. Para deixarmos Roraima livre de aftosa é apenas uma questão de tempo”, enfatizou, ressaltando acreditar que isso ocorrerá ainda neste ano de 2014.