00:00:00

Inauguração

UFRR inaugura obras de ampliação do Instituto Insikiran.


Maior espaço índio na Campus

A reitora da Universidade Federal de Roraima (UFRR), professora Gioconda Martinez inaugurou nesta segunda-feira (24), as obras de ampliação do Instituto Insikiran, localizado no campus Paricarana. Durante a solenidade, o Grupo de Dança Parixara realizou um ritual de defumação, além de apresentação de dança e música indígena.

O Instituto ganhou o seu quarto módulo, uma copa e um centro de convivência. Os espaços garantem mais conforto à comunidade universitária indígena nas realizações das atividades culturais e dias comemorativos. A reitora destacou em seu discurso a importância de se investir no Insikiran, que oferece cursos de nível superior com metodologia direcionada aos indígenas.

“Enfrentamos batalhas diárias e hoje vencemos mais uma ao inaugurarmos esses espaços. O Insikiran tem um nível baixíssimo de evasão, reflexo do trabalho dos professores e da vontade dos alunos em ter um local apropriado para o desenvolvimento e manutenção dos valores e cultura indígenas do nosso Estado”, disse Gioconda.

Para o aluno do curso de Licenciatura Intercultural, Alex Barbosa dos Santos, fazer parte da inauguração de mais espaços do Insikiran é motivo de orgulho. “O Instituto não cresce apenas estruturalmente, mas também intelectualmente e isso fortalece as nossas comunidades e a nossa cultura”, destacou.

O evento contou com a participação da secretária Nacional de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (SECADI/MEC), Macaé Evaristo dos Santos. “Os indígenas e os negros do nosso País tem uma história de luta permanente e a garantia dos direitos de todos os povos está entre nossas prioridades”, enfatizou a secretária.

O coordenador geral do Conselho Indígena de Roraima (CIR), Mário Nicácio declarou que as organizações indígenas estarão unidas à UFRR na luta pelos direitos dessa população. “Os povos indígenas estão sendo excluídos e a UFRR tem esse desafio de fortalecer nossos povos, nossos direitos e a diversidade cultural”, falou.

Também participaram das inaugurações o vice-reitor da UFRR, Reginaldo Gomes; pró-reitores; a professora Mariana Cunha, representando a diretoria do Insikiran, professores e alunos do Instituto; além de indígenas de diversas comunidades e servidores da UFRR.

Educação Indígena - A UFRR foi a primeira instituição federal de ensino superior a implantar cursos específicos de graduação para a formação de indígenas, por meio do Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena. O objetivo principal é desenvolver e articular com professores, comunidades e organizações de Roraima e, a sociedade em geral, a formação profissional dos indígenas da região, de modo específico, diferenciado e intercultural. 
Atualmente o Instituto Insikiran conta com três cursos de formação superior para indígenas: a Licenciatura Intercultural e os Bacharelados em Gestão Territorial e Gestão em Saúde Coletiva Indígena. Além do Insikiran, a UFRR oferece vagas suplementares para alunos indígenas nos demais cursos, garantindo a formação de profissionais de diversas áreas.

Últimas Postagens