- 12 de novembro de 2024
Preservativos serão distribuídos
Com foco na Campanha de Prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) para o Carnaval 2014, lançada pelo Ministério da Saúde (MS) na tarde de segunda-feira (24), o Núcleo de Controle das DST/HIV/AIDS, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) disponibiliza kits com insumos de prevenção aos municípios. Serão distribuídos folderes, cartazes, preservativos feminino e masculino e gel lubrificante. Os municípios já podem comparecer no Núcleo de Controle e pegar a sacola - feita de material reciclável – com os materiais.
Desde janeiro, o Núcleo disponibiliza, em média, mais de 30 mil preservativos masculinos e mais de 10 mil preservativos femininos. Ainda serão entregues mais de três mil folderes e 2.500 cartazes e camisas personalizadas. “Este material contém orientações sobre a maneira correta de usar a camisinha, as formas de transmissão e sobre a importância de realizar o diagnóstico precoce”, informou a técnica do Núcleo de DST/HIV/AIDS, Sumaia Dias.
De acordo com a técnica, a campanha realizada no período do Carnaval será executada pelos municípios, e o papel do Estado é disponibilizar insumos de prevenção e materiais educativos. Sumaia lembrou que na semana que antecede os dias da folia momesca, será feita blitz de prevenção às doenças, atividades educativas nas Unidades Básicas de Saúde, escolas e outras instituições, com distribuição de insumos.
Embora o Ministério da Saúde (MS) tenha como da campanha jovens de 15 a 24 anos, a realidade do estado de Roraima é diferente. Em 2013, Roraima registrou maior incidência entre 30 a 39 anos, com 51 casos, e em segundo, a faixa etária de 20 a 29 anos, com 44 registros. Os dados são do Sistema Nacional de Agravos e Notificação (Sinan-net).
Sumaia ressaltou que o uso da camisinha, seja no período de festas populares ou em qualquer relação sexual, é a melhor estratégia de prevenção, pois cada relação desprotegida é uma situação de risco. “Toda pessoa que tem um comportamento de risco está vulnerável à infecção”, disse. Ainda conforme ela, apesar da existência de tratamento gratuito no Brasil e de ser possível viver com qualidade mesmo com HIV, a aids é uma doença séria que ainda não tem cura.
NACIONAL
O Ministério da Saúde (MS) vai distribuir 104 milhões de preservativos até o final de março. A estratégia será para o Carnaval, São João e a Copa do Mundo, como parte da campanha de prevenção à aids e às demais doenças sexualmente transmissíveis (DST). Esses preservativos representam a primeira remessa de 2014.